Estudo de uma população de perdiz vermelha (Alectoris rufa) na zona de caça turística da Quinta da Granja em Proença-a-Velha

Data

2004

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Em áreas sujeitas a ordenamento cinegético em Portugal, é comum registarem-se aumentos nas densidades das espécies cinegéticas, sendo este facto frequentemente usado para justificar e demonstrar o interesse do próprio ordenamento cinegético. No entanto, existem ainda relativamente poucos trabalhos sobre a dinâmica populacional de espécies cinegéticas no nosso País. O presente trabalho teve como objectivo principal estimar a densidade e a razão jovem/adulto de uma população de perdiz vermelha (Alectoris rufa) existente numa Zona de Caça Turística na Beira Interior, maioritariamente ocupada por montado de sobro (Quercus suber) e matos. Realizaram-se censos em Março/Abril de 2003, Julho/Agosto de 2003 e Abril de 2004, a pé e às primeiras horas da manhã. Usaram-se amostragens por transectos lineares com registos de distâncias de avistamento e calcularam-se as densidades em cada momento de estudo recorrendo ao programa Distance 4.0. Estimaram-se densidades primaveris de 050 e 0,53 perdizes/ha em 2003 e 2004 respectivamente; na época estival de 2003 existiam 3,2 perdigotos por cada perdiz adulta. Concluiu-se que o método dos transectos lineares realizados na Primavera se adequa à estimativa da densidade de perdiz vermelha na Beira Interior.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24735TFCPF.

Palavras-chave

Transectos lineares , Dinâmica populacional , Gestão cinegética , Censos de animais

Citação

CALDEIRA, Mónica Cristina Borregas (2004) - Estudo de uma população de perdiz vermelha (Alectoris rufa) na zona de caça turística da Quinta da Granja em Proença-a-Velha. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.