Título: Construção de um modelo de predição da altura total da árvore individual para os povoamentos de pinheiro bravo no perímetro florestal da Covilhã
Autor: Proença, Sofia Isabel Moroso
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Marques, Alice
Palavras-chave: Predição da altura total
Pinheiro bravo
Modelos
Regressão
Resíduos
Data: 2003
Citação: PROENÇA, Sofia Isabel Moroso (2003) - Construção de um modelo de predição da altura total da árvore individual para os povoamentos de pinheiro bravo no perímetro florestal da Covilhã. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Os dados utilizados foram recolhidos em 44 parcelas temporárias, num povoamento de pinheiro bravo situado no Perímetro Florestal da Covilhã, no Tortosendo. Mediram-se os diâmetros a 2144 árvores e as alturas totais a 544 árvores amostra e a 220 árvores dominantes. Tendo por base os dados recolhidos estimou-se para cada parcela o número de árvores por hectare, a área basal por hectare, os diâmetros médio e dominante, as alturas médias e dominante, o índice de densidade do povoamento e o factor de Wilson. A idade do povoamento era conhecida, cerca de 30 anos. O objectivo principal foi a construção de um modelo de predição da altura total da árvore individual, o qual utilizado de modo complementar a uma equação de volume, permitirá a avaliação produtiva de uma forma rápida e eficaz, facilitando assim uma melhor gestão daqueles povoamentos de pinheiro bravo. Foram ajustados 6 modelos de predição de alturas, 3 modelos lineares e 3 modelos não lineares, no software estatístico SAS versão 8. O estudo de cada modelo foi realizado tendo como base os parâmetros estatísticos: R2 (coeficiente de determinação de regressão), R2AJ (coeficiente de determinação ajustado), QMR (quadrado médio dos resíduos) e os resíduos PRESS (Prediction Errors Sum of Squares). Elegeu-se como melhor modelo a equação de Prodan (MNL 3) modificada por Tomé (1988). Para finalizar e ultrapassar a limitação da falta de normalidade dos resíduos da equação MNL 3 realizou-se o seu reajustamento por regressão robusta pelo método dos mínimos quadrados iterativamente ponderados (Iteratively Reweighted Least Squares - IRLS).
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24046TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2369
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24046.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.