Título: Construção de modelos de predição do volume com casca da árvore individual para os povoamentos de pinheiro bravo no perímetro florestal da Serra da Estrela : Núcleo do Tortozendo
Autor: Silveira, Maria Margarida Torres Campos da
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Marques, Alice
Palavras-chave: Pinheiro bravo
Equação de volume
Equação de Volume Percentual em função do diâmetro da desponta
Equação de perfil do tronco
Sistema de equações compatíveis
Data: 2003
Citação: SILVEIRA, Maria Margarida Torres Campos da (2003) - Construção de modelos de predição do volume com casca da árvore individual para os povoamentos de pinheiro bravo no perímetro florestal da Serra da Estrela : Núcleo de Tortozendo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado num povoamento de pinheiro bravo de 88 ha no concelho da Covilhã, durante o período de Junho a Agosto de 2002, com o objectivo de avaliar e quantificar o material lenhoso aí existente. Para o efeito, foram instaladas 44 parcelas amostra. A localização dos pontos amostra fez-se com o auxílio do GPS. Em cada parcela foram medidos os DAP’s de todas as árvores, num total de 2144 árvores considerando as árvores amostra a 1ª, a 5ª, a 10ª e assim sucessivamente de cada código e nas quais se procedeu também à recolha da respectiva altura total. O critério utilizado para a selecção das árvores dominantes foi o das 100 árvores mais grossas por hectare. As primeiras árvores de cada código foram cubadas considerando a altura do cepo de 0.15 m e toradas de 2 em 2 metros, num total de 187 árvores. Tendo por base os dados obtidos nas árvores cubadas ajustaram-se, recorrendo ao software estatístico SAS versão 8, seis modelos: dois modelos de volume, dois modelos de volume percentual, um modelo de perfil de tronco e ainda, um sistema de equações compatíveis modelo de volume e modelo de perfil de tronco. Os modelos ajustados foram os seguintes: a equação de volume de Spurr (1952) da variável combinada (EV3), a equação de volume percentual em função da altura de desponta de Cao et aL (1980) (EVP4), a equação de volume percentual em função do diâmetro de desponta (EVP10) e a equação de perfil de tronco de Demaerschalk (1973) (EPT8) e o sistema de equações compatíveis EV3-EPTS. Com o propósito de ultrapassar a limitação da falta de normalidade dos resíduos, realizou-se o reajustamento dos modelos por regressão robusta pelo método dos mínimos quadrados interactivamente ponderados (IRLS).
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24044TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2357
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24044.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.