Título: O coeficiente angular como parâmetro de avaliação da precocidade de maturação : Região Demarcada dos Vinhos Verdes
Autor: Pereira, Maria José de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Palavras-chave: Precocidade de maturação
Coeficiente angular
Ponto de equilíbrio
Teor em açúcar
Acidez total
Castas
Porta-enxertos
Sistemas de condução
Data: 1994
Citação: PEREIRA, Maria José de Sousa (1994) - O coeficiente angular como parâmetro de avaliação da precocidade de maturação : Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A maturação é um fenómeno complexo influenciado por inúmeros factores (clima, casta, porta-enxerto, sistema de condução) dependendo do estado de maturação das uvas, a qualidade e o tipo de vinho a elaborar. O estudo da precocidade de maturação reveste-se de extrema utilidade sendo importante determinar o mais atempadamente possível a época de maturação, a fim de planificar a vindima. É a maior ou menor rapidez com que os açúcares se acumulam nos bagos e/ou os ácidos se degradam, que determina a precocidade de maturação. O presente trabalho refere-se à aplicabilidade do método do “coeficiente angular” como parâmetro de avaliação da precocidade de maturação, sendo fácil de obter através de uma expressão gráfica. Assim, ao longo do período de maturação de 1993, na Estação Vitivinícola Amândio Galhano, em Arcos de Valdevez, acompanhou-se a evolução de diferentes castas, variedades de porta-enxertos e sistemas de condução, por amostragens semanais de bagos desde o início do pintor até à época de vindima. Os resultados obtidos através do método do “coeficiente angular” permitiram: - um escalonamento da precocidade de maturação bem definido nas diferentes modalidades em estudo; - uma classificação das castas regionais quanto à época de maturação. Refere-se ainda a possibilidade deste método permitir determinar as datas aproximadas de vindima.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14935TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2334
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14935.pdf670,59 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.