Título: Evolução da maturação da casta Loureiro na Região Demarcada dos Vinhos Verdes - sub-região de Lima : efeito do porta-enxerto
Autor: Martins, Maria Goretti Sequeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Gaspar, Castro
Data: 1992
Citação: MARTINS, Maria Goretti Sequeiros (1992) - Evolução da maturação da casta Loureiro na Região Demarcada dos Vinhos Verdes - sub-região de Lima : efeito do porta-enxerto. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Perante o enorme interesse que a viticultura apresenta no nosso País. Há necessidade de conhecer bem a realidade existente e apresentar soluções viáveis, para que a situação vitícola se torne mais rendível e competitiva. A oportunidade de colheita é um factor de primordial importância para a obtenção de vinhos de qualidade. Como tal, a marcação da data de vindima tem que deixar de ser efectuada de uma forma empírica (ou por conveniência) para passar a realizar-se de uma forma científica, baseada na análise da evolução dos seus principais constituintes — açúcares e ácidos — durante a fase de maturação do bago. Uma das dificuldades reside na conjugação da casta com o porta-enxerto mediante as condições edafo—climáticas existentes. Assim, foi do nosso interesse tratar deste caso, sem contudo, termos a pretensão de o aprofundar demasiado, por reconhecermos que este tema contém matéria que ultrapassa os nossos objectivos. Este trabalho tem uma primeira parte onde se caracteriza a Região Demarcada dos Vinhos Verdes e Sub-Região de Lima; seguindo-se—lhe o estudo da evolução da maturação numa Casta Branca – Loureiro - da Sub-Região de Lima, implantada em seis porta-enxertos diferentes e conduzida em duas variantes de Cruzeta, no que se refere à evolução do álcool provável, acidez total e índice de maturação. Se inicialmente o nosso propósito era realizar o estudo da evolução da maturação, trabalhando com duas castas brancas, características da Sub-região de Lima, enxertadas em três porta-enxertos diferentes, posteriormente, dada a exiguidade de castas na exploração onde se efectuaram os estudos (uma só casta - Loureiro), ficamos condicionados a tal facto, levando-nos, por isso, somente à analise dessa casta, em seis porta-enxertos diferentes - Dado o acontecido ser alheio á nossa investigação, pedimos, portanto, desculpa pela alteração do plano inicial.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12507TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2314
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12507.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.