Caracterização de alguns sistemas de poda da oliveira com utilização de motosserra
Files
Date
1994
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Com o objectivo de estudar diferentes sistemas de poda do olival, com utilização da motosserra, instalaram-se em Castelo Branco e Elvas, ensaios comparativos entre uma poda do tipo tradicional e uma poda chamada Racional (isto é, respeitadora dos hábitos de frutificação e da fisiologia da oliveira). Com a instalação destes ensaios pretendeu-se estudar o efeito de dois tipos de poda sobre alguns aspectos da fisiologia da oliveira e da economia do olival.
Dos resultados obtidos no ano de instalação dos ensaios podemos concluir que a poda tradicional tem maiores custos em mão-de-obra na realização da poda e contribui para acentuar o fenómeno de alternância de colheitas, transformando sempre em ano de poda num ano de contra-safra. Esta alternância é menos acentuada na poda racional, pois preserva uma maior quantidade de raminhos produtivos proporcionalmente à quantidade de madeira grossa, eliminada, permitindo obter produções razoáveis, nos anos de poda.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14419TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-14419TFCPAG.
Keywords
Citation
CANDEIAS, Margarida de Fátima Lopes (1994) - Caracterização de alguns sistemas de poda da oliveira com utilização de motosserra. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.