Título: Ensaios de pré-germinação em 3 cultivares de batata (Solanum tuberosum L.) CVs. Kennebec, Pentland-Crown, Arran Banner, visando estudos comparativos de produção na região de Castelo Branco
Autor: Almeida, Artur Manuel de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Sequeira, Pedro de Jesus
Data: 1992
Citação: ALMEIDA, Artur Manuel de Oliveira (1992) - Ensaios de pré-germinação em 3 cultivares de batata (Solanum tuberosum L.) CVs. Kennebec, Pentland-Crown, Arran Banner, visando estudos comparativos de produção na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A região da Beira Interior é ainda hoje em dia uma das principais zonas produtoras de batata do país. Apesar de todos os condicionalismos que existem nesta zona à produção de batata ela tem uma grande importância económica—social, visto ela ser uma fonte de fornecimento de capital a nível das pequenas explorações; além disso contribui para uma grande parte do consumo alimentar per capita desta região. À semelhança de outras zonas do país também na Beira Interior a maioria dos agricultores utilizam na sua própria plantação as suas “reservas” do ano anterior, o que por um lado leva a atingir baixas produções, como ainda leva à obtenção de níveis de rendimento relativamente baixos. Se tivermos em conta esses rendimentos relativamente baixos, por um lado, e a dificuldade de encontrar no mercado a batata-semente desejada por outro, facilmente se percebe a utilização por parte do agricultor das suas “reservas” e, por último, mas não menos importante, das tecnologias utilizadas na sua produção. Neste panorama surgiu a oportunidade de ensaiar um dos métodos culturais pouco utilizado pelos agricultores que, se por um lado poderá aumentar a produção quer quantitativamente também a poderá aumentar qualitativamente, sem aumentar significativamente os custos de produção. No âmbito destes métodos de produção, realizou-se um ensaio de pré-germinação em três variedades de batata, uma delas tradicionalmente utilizada na reqião (CV. Kennebec) e duas novas cultivares sem estudos conclusivos de produção e adaptação (CV. Arran—Banner e Pentland Crown); na Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Com a realização deste ensaio pretendeu-se avaliar, através da pré-germinação o aumento de produção e qualidade das três variedades. Este trabalho é constituído por duas partes; na primeira, faz-se uma análise da região e uma descrição bibliográfica da cultura; na segunda parte descreve-se a realização do ensaio instalado, apresentando-se a análise e interpretação dos dados obtidos.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12463TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2310
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12463.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.