Título: Micropropagação de Pyronia veitchii (Trabut) Guill. e a sua utilização na detecção de doenças de degenerescência em macieiras e pereiras
Autor: Silvestre, Ricardo José Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Marques, Dulce de Jesus
Gonçalves, José Carlos Dias Duarte
Data: 1990
Citação: SILVESTRE, Ricardo José Rodrigues (1990) - Muropropagação de Pyronia veitchii (Trabut) Guill. e a sua utilização na detecção de doenças de degenerescência em macieiras e pereiras. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: A difusão das potencialidades dos novos processos biotecnológicos, deve ser considerada na dinamização dos processos de propagação de plantas. Assim, a possibilidade de utilizar a micropropagação como poderoso instrumento na obtenção de plantas para indexagem em estufa foi levantada por Boyé e Desvignes (1984), Lemoine (1986a), e concretizada de uma forma sistemática por Boyé e Cornaggia (1988). Inspirados no trabalho destes autores e convictos de que um adequado sistema de controlo sanitário é indispensável para a obtenção e utilização de material de propagação de qualidade, foram delineados, para este trabalho, alguns objectivos, sendo o mais importante o estabelecimento e avaliação da viabilidade do método de micropropagação de Pyronia veitchii (Trabut) Guillaumin, para além da iniciação no adestramento das técnicas e metodologias de cultura de tecidos aplicados à propagação de plantas. O presente trabalho realizou-se no Sector de Micropropagação da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, em Alcobaça, com a colaboração do Centro Nacional de Protecção da Produção Agrícola, através da Divisão do Controlo de Material de Propagação Vegetativa. A escassez e a limitação da bibliografia levou-nos a visitar em França alguns organismos de investigação (estatais e privados). Assim, visitámos o Centre Technique Interprofessional des Fruits et Légumes (CTIFL) em Lanxade, onde os técnicos J.C. Desvignes, R. Boyé e D. Cornaggia muito gentilmente nos prestaram colaboração, nomeadamente na adaptação que fizemos de algumas das suas técnicas de micropropagação, na fase final deste trabalho. Paralelamente tivemos oportunidade de visitar a “Station de Recherches d’Arboriculture Fruitière”, “La Grande Ferrade”, em Bordéus, em particular os sectores de virologia e micropropagação, uma vez que esta técnica está a ser utilizada na investigação para estudo e detecção de vírus e micoplasmas. Ainda durante esta estadia em França, a visita aos Viveiros Delbard em Malicorne (Commentry), possibilitou—nos o contacto com alguns aspectos comerciais da micropropagação, entre os quais, a preocupação constante com a selecção sanitária do material de propagação foi bem evidente.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10923TFCPAG ; C30-10957TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2307
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
10957a.pdf961,83 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.