Contribuição para a protecção fitossanitária do olival - traça da oliveira (Prays oleae Bern.) : elementos ao seu combate
Date
1991
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Neste relatório aborda-se a principal praga da oliveira, a traça, que é também a mais importante na região de Castelo Branco.
Inicialmente fez-se uma abordagem da olivicultura em Portugal e no Mundo, bem como uma descrição essencialmente morfológica da espécie em causa.
Num olival da variedade Galega, procurou-se definir, para a região, o desenvolvimento fenológico da cultura e a caracterização biológica da praga, bem como a determinação dos prejuízos por ela causados. Para tal empregou-se uma metodologia que consiste na comparação de estragos originados numa parcela testemunha e em outras parcelas, em que se tentou limitar o parasita recorrendo a métodos químicos.
Recorrendo ao uso de uma armadilha sexual (tipo prato) específica para a traça, elaborou-se a curva de voo e procurou-se relacionar as capturas de adultos com a população existente.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12103TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12103TFCPAG.
Keywords
Citation
CORREIA, Luís Manuel Ferro (1991) - Contribuição para a protecção fitossanitária do olival - traça da oliveira (Prays oleae Bern.) : elementos ao seu combate. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.