Contribuição para o estudo da biologia do bichado (Laspeyresia pomonella L.) num pomar de macieiras na região de Castelo Branco

Data

1991

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O bichado-da-macieira (L. pomonella L.), é entre outras, uma praga responsável pela desvalorização dos frutos nos mercados, resultante do mau aspecto dos mesmos quando afectados, sendo por isso um factor de marcada importância na economia da exploração agrícola Pretendemos com este trabalho contribuir para um melhor conhecimento do comportamento desta praga, visando o seu combate, segundo a óptica da protecção integrada. Para tal, efectuámos um estudo da sua biologia e das diferentes formas de luta. Posteriormente foi efectuado um trabalho de campo segundo duas estratégias complementares (AMARO & BAGGIOLINI, 1982): a regulação da população do bichado, e a defesa nos períodos de grande risco. A regulação da população foi alcançada através da adopção, da luta obrigatória anual, contra uma das gerações. O risco potencial foi previsto na base de cintas armadilha e de armadilhas sexuais (previsão negativa no inicio e no final dos voos). - Os períodos de grande risco foram determinados pela observação visual e por armadilhas sexuais que permitiam uma previsão pontual a curto prazo.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12097TFCPAG ; C30-12098TFCPAG

Palavras-chave

Citação

JORGE, José Carlos Ramos (1991) - Contribuição para o estudo do bichado (Laspeyresia pomonella L.) num pomar de macieiras na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.