Contribuição para o estudo da biologia do bichado (Laspeyresia pomonella L.) num pomar de macieiras na região de Castelo Branco
Ficheiros
Data
1991
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O bichado-da-macieira (L. pomonella L.), é entre outras, uma praga responsável pela desvalorização dos frutos nos mercados, resultante do mau aspecto dos mesmos quando afectados, sendo por isso um factor de marcada importância na economia da exploração agrícola
Pretendemos com este trabalho contribuir para um melhor conhecimento do comportamento desta praga, visando o seu combate, segundo a óptica da protecção integrada.
Para tal, efectuámos um estudo da sua biologia e das diferentes formas de luta. Posteriormente foi efectuado um trabalho de campo segundo duas estratégias complementares (AMARO & BAGGIOLINI, 1982): a regulação da população do bichado, e a defesa nos períodos de grande risco.
A regulação da população foi alcançada através da adopção, da luta obrigatória anual, contra uma das gerações. O risco potencial foi previsto na base de cintas armadilha e de armadilhas sexuais (previsão negativa no inicio e no final dos voos).
- Os períodos de grande risco foram determinados pela observação visual e por armadilhas sexuais que permitiam uma previsão pontual a curto prazo.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12097TFCPAG ; C30-12098TFCPAG
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-12097TFCPAG ; C30-12098TFCPAG
Palavras-chave
Citação
JORGE, José Carlos Ramos (1991) - Contribuição para o estudo do bichado (Laspeyresia pomonella L.) num pomar de macieiras na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.