Estudo do comportamento do fogo através de ensaios laboratoriais e de campo
Date
2002
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Estudo do Comportamento do Fogo através de ensaios laboratoriais e de campo.
Apresenta-se neste trabalho o resultado de uma série de estudos na área de investigação em Incêndios Florestais.
Fez-se a caracterização dos combustíveis florestais no perímetro florestal da Gestosa, concelho de Castanheira de Pêra através da aplicação de duas metodologias: a amostragem destrutiva e a linha de intersecção. As características estudadas foram a percentagem de coberto e a carga.
Em relação à percentagem de coberto concluiu-se que a espécie predominante é a Erica australis com 40%, seguida da Chamaespartium tridentatum (27%), da Erica umbellata (23%) e do Halimium sp. (2%).
A espécie com maior carga é a Erica australis com 8,27 Kg/m2 seguido da Chamaespartium tridentatum com 7,58 Kg/m2, da Erica umbellata (4,53 Kg/m2) e do Halimium sp. (2,49 kg/m2).
Realizou-se uma série de ensaios de campo e de laboratório, com vista a estudar o efeito do declive nas condições de progressão do fogo. Nos ensaios laboratoriais fez-se uma série de 20 ensaios, onde se fez uma aplicação específica à progressão do fogo num desfiladeiro de configuração geométrica.
Concluiu-se que o declive influencia a velocidade de propagação dos incêndios florestais e no caso do desfiladeiro este efeito é aumentado pelos fenómenos de convecção criados neste tipo de configuração.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23454TFCPF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23454TFCPF.
Keywords
Combustíveis florestais, Comportamento do fogo, Efeito do declive, Fogos de desfiladeiros, Incêndios florestais
Citation
PITA, Luís Paulo da Costa (2002) - Estudo do comportamento do fogo através de ensaios laboratoriais e de campo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.