Título: Elaboração de cadastro agro-florestal para prédios rústicos com recurso a tecnologia GPS (Global Positioning System)
Autor: Brandão, António Manuel Ramos Torres
metadata.dc.contributor.advisor: Lourenço, Artur
Monteiro, José António Abrantes Massano
Palavras-chave: GPS
Cadastro
Cartografia digital
Base de dados
Data: 2001
Citação: BRANDÃO, António Manuel Ramos Torres (2001) - Elaboração de cadastro agro-florestal para prédios rústicos com recurso a tecnologia GPS (Global Positioning System). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: O Sistema de Posicionamento Global (GPS) permite uma grande variedade de aplicações civis e militares. Dentro dessas várias aplicações, uma de especial interesse é a produção/actualização de cadastro. Neste trabalho, pretende-se demostrar que o uso da tecnologia GPS no levantamento topográfico de propriedades, juntamente com a construção de uma base de dados geográfica., resulta na obtenção do cadastro para prédios rústicos. A identificação da localização do prédio rústico e dos diferentes tipos de ocupação, (social, agrícola, florestal e incultos) e das diversas infra-estruturas, associado aos seus atributos, ocasiona um conhecimento da realidade, permitindo dizer que tipos de intervenções poderão ser efectuados nesse prédio. Com esta tecnologia alcançou-se um alto grau de precisão (métrica), a baixo custo e com rapidez, obtendo-se também um registo digital directo (cartografia digital). Exportando esses dados para um sistema de informação geográfico (SIG), poderá proceder-se a uma análise espacial pormenorizada, gerando assim um conhecimento ainda mais detalhado da realidade. Tendo esta cartografia digital captada pelo receptor de GPS, tem-se a possibilidade da integração num sistema de informação geográfico, levando a estudos e projectos com o intuito do desenvolvimento dos espaços rurais, através de uma maior gestão e consequentemente a preservação do ambiente e da paisagem.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22226TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2280
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22226 (2).pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.