Análise da composição química da madeira de Pinus pinaster Ait. de diferentes clones com vista à sua aptidão papeleira. Influência do lenho de reacção na variabilidade da composição química da madeira

Date

2001

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Abstract

Este trabalho tem como objectivo avaliar a variabilidade da composição química da madeira entre clones de Pinus pinaster Ait., e a influência do lenho de reacção, no teor de extractivos, no teor e qualidade da lenhina, expressa pela razão H/G (p-hidroxifenilo/guaiacilo), analisada por espectroscopia de infravermelho (FTIR), pirólise analítica e lenhina klason. O material utilizado é proveniente de um ensaio dona] instalado em França, e denominado Blagon. No total foram utilizadas 86 árvores, de 19 clones diferentes, sendo cada clone constituído por 4 árvores, tendo-se também utilizado 10 árvores controle. Os resultados obtidos após a elaboração deste trabalho permitiram-nos verificar que a percentagem média de extractivos totais é de 6,2 %, contribuindo os extractivos em água com 5,3% enquanto os extractivos em acetona têm uma contribuição mínima (1,0%), no total de extractivos. Em relação á influência do lenho de reacção no teor e qualidade da lenhina, verificou-se um aumento do teor de lenhina, nas amostras apenas constituídas por lenho de reacção, na qualidade verificou-se uma maior razão H/G, o que dificulta a deslinhificação.

Description

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22244TFCPF.

Keywords

Pinus pinaster Ait., Clones, Extractivos, Lenho de reacção, Lenhina

Citation

ALVES, Ana Maria Martins (2001) - Análise da composição química da madeira de Pinus pinaster Ait. de diferentes clones com vista à sua aptidão papeleira. Influência do lenho de reacção na variabilidade da composição química da madeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.