Título: Ensaio de dois sistemas de rega (aspersão e gota-a-gota) na cultura do pimenteiro (Capsicum annum L.) para indústria
Autor: David, Cristóvão dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Frazão, Francisco de Noronha Galvão Franco
Data: 1998
Citação: DAVID, Cristóvão dos Santos (1998) - Ensaio de dois sistemas de rega( aspersão e gota-a-gota) na cultura oi pimenteiro (Capsicum annum L.) para indústria.Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Tendo por objectivo o estudo de dois sistemas de rega e de duas cultivares de pimenteiro para indústria, procedeu-se à caracterização da rega por aspersão e gota-a-gota e à análise da cultivar bola e malagueta de modo a relacionarmos estes dois factores. Observou-se que a rega não pode funcionar como factor decisivo e conclusivo, porque o débito utilizado em cada modalidade de rega foi diferente. Na rega gota-a-gota foram utilizadas dotações mais baixas, consequentemente o solo manteve-se com teores de humidade também reduzidos, comparativamente à rega por aspersão tendo-se no entanto constatado não existir influência significativa na produção final da cultura. Procedeu-se à avaliação da produção em cada cultivar e obteve-se uma maior produção na primeira colheita e uma elevada quantidade de fruto verde permaneceu na planta devido ao problema da maturação escalonada. A produção do pimento em cada modalidade de rega foi muito semelhante, a cultivar bola produziu um menor número de frutos, mas com maior peso em relação à cultivar malagueta. O trabalho permitiu conhecer o comportamento da cultura e o seu relacionamento com os vários sistemas de rega a utilizar pelos agricultores.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18009TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2269
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18009 (2).pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.