Título: Efeito do controle de infestantes no desempenho da cultura tradicional do feijão-frade (Vigna unguiculata L.) (Walp.)
Autor: Santos, Fernando Campos dos
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José Sarreira Tomás
Palavras-chave: Feijão-frade
Processos de sementeira
Controlo de infestantes
Emergência
Vigor
Produção
Data: 1997
Citação: SANTOS, Fernando Campos dos (1997) - Efeito do controle de infestantes no desempenho da cultura tradicional do feijão-frade (Vigna unguiculata L. (Walp.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Com o objectivo de avaliar o desempenho da cultura do feijão-frade (Vigna unguiculata (L.) Walp.) semeado por processos tradicionais, com ou sem controle de infestantes, realizou-se um ensaio, de Julho a Outubro de 1996, na Quinta da Senhora de Mércules (Castelo Branco). Neste ensaio acompanhou-se a emergência, a evolução do vigor das plantas e a produção (kg de Matéria seca por Hectare) quer de grão, quer de forragem. A título introdutório fez-se um breve estudo sobre a cultura do feijão-frade, bem como acerca dos métodos de controlo das infestantes da cultura. O ensaio foi delineado em blocos casualizados com 6 tratamentos, com 5 repetições cada, a saber: sementeira a lanço sem controle de infestantes (SLSCI); sementeira a lanço com realização de um tratamento herbicida de pré-emergência à base de pendimetalina (SLCTH); sementeira a lanço com realização de uma sacha (SLCRS); sementeira em linhas com semeador de produção regional sem controle de infestantes (SISCI); sementeira em linhas com realização de um tratamento herbicida (SICTH) e sementeira em linhas com realização de uma sacha (SICRS). Observou-se que a sementeira em linhas começou por conduzir a melhores resultados na percentagem de plantas emergidas. No entanto, no final do ensaio não foram registadas diferenças significativas entre os diversos tratamentos quanto à produção de grão e de forragem. Dos resultados obtidos concluiu-se também que o controlo das infestantes não conduziu a um melhor desempenho da cultura, pelo que a opção pela sua realização ou não deverá de ser devidamente ponderada.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17957TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2257
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17957 (2).pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.