Título: Caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira (Prunus avium L.) na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha
Autor: Moreira, Maria Helena Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Data: 1997
Citação: MOREIRA, Maria Helena Martins (1997) - Caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira (Prunus avium L.) na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Com a elaboração deste relatório pretendemos fazer a caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha. Queremos concluir acerca das perspectivas futuras de 3 novos porta-enxertos (Damil ® GM 61/1; Maxma Delbard ® 14 Brokforest e Tabel ® Edabriz) com diversas cultivares de cerejeira. Vamos fazer a avaliação da afinidade cultivar porta-enxerto através dos seguintes parâmetros: acompanhamento fenológico após quebra de dormência; resposta do mesmo porta-enxerto sobre diferentes cultivares e vice-versa recorrendo ao cálculo das respectivas taxas de crescimento; efeito dos diferentes porta-enxertos sobre o crescimento vegetativo e hábitos de frutificação de uma mesma cultivar e vice-versa efectuando a medição do diâmetro do tronco 20 centímetros acima da zona de enxertia e observando os órgãos de frutificação presentes; efeito dos diferentes porta-enxertos sobre a produção das diferentes cultivares. Em simultâneo estes parâmetros foram comparados nas mesmas cultivares, com o porta-enxerto tradicional Prunus avium L. silvestre. Após a observação do 3° ciclo vegetativo podemos concluir que o vigor imprimido e a taxa de crescimento das cerejeiras não depende somente do porta-enxerto mas sobretudo das cultivares nele enxertadas, evidenciando assim a variabilidade associada ao simbionte. Constatámos que o Tabel ® Edabriz é o porta-enxerto de carácter mais ananicante e que induz maior precocidade na entrada em produção e diferenciação de órgãos de frutificação especializados. Os porta-enxertos Prunus avium L. e Maxma Delbard ® 14 Brokforest têm comportamento muito semelhante quanto ao vigor que induzem nas mesmas cultivares, no entanto verificámos que o Maxma Delbard ® 14 Brokforest induz maior ramificação e maior diferenciação de órgãos de frutificação. No que respeita ao porta-enxerto Damil ® GM 61/1 pensamos ter vigor intermédio entre o Tabel ® Edabriz e o Maxma Delbard ® 14.rokforest mas de fraca capacidade de ramificação, embora variável com as cultivares nele enxertadas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17796TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2251
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17796 (2).pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.