Caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira (Prunus avium L.) na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha

Date

1997

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Abstract

Com a elaboração deste relatório pretendemos fazer a caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha. Queremos concluir acerca das perspectivas futuras de 3 novos porta-enxertos (Damil ® GM 61/1; Maxma Delbard ® 14 Brokforest e Tabel ® Edabriz) com diversas cultivares de cerejeira. Vamos fazer a avaliação da afinidade cultivar porta-enxerto através dos seguintes parâmetros: acompanhamento fenológico após quebra de dormência; resposta do mesmo porta-enxerto sobre diferentes cultivares e vice-versa recorrendo ao cálculo das respectivas taxas de crescimento; efeito dos diferentes porta-enxertos sobre o crescimento vegetativo e hábitos de frutificação de uma mesma cultivar e vice-versa efectuando a medição do diâmetro do tronco 20 centímetros acima da zona de enxertia e observando os órgãos de frutificação presentes; efeito dos diferentes porta-enxertos sobre a produção das diferentes cultivares. Em simultâneo estes parâmetros foram comparados nas mesmas cultivares, com o porta-enxerto tradicional Prunus avium L. silvestre. Após a observação do 3° ciclo vegetativo podemos concluir que o vigor imprimido e a taxa de crescimento das cerejeiras não depende somente do porta-enxerto mas sobretudo das cultivares nele enxertadas, evidenciando assim a variabilidade associada ao simbionte. Constatámos que o Tabel ® Edabriz é o porta-enxerto de carácter mais ananicante e que induz maior precocidade na entrada em produção e diferenciação de órgãos de frutificação especializados. Os porta-enxertos Prunus avium L. e Maxma Delbard ® 14 Brokforest têm comportamento muito semelhante quanto ao vigor que induzem nas mesmas cultivares, no entanto verificámos que o Maxma Delbard ® 14 Brokforest induz maior ramificação e maior diferenciação de órgãos de frutificação. No que respeita ao porta-enxerto Damil ® GM 61/1 pensamos ter vigor intermédio entre o Tabel ® Edabriz e o Maxma Delbard ® 14.rokforest mas de fraca capacidade de ramificação, embora variável com as cultivares nele enxertadas.

Description

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17796TFCPAG.

Keywords

Citation

MOREIRA, Maria Helena Martins (1997) - Caracterização de novas cultivares e porta-enxertos de cerejeira (Prunus avium L.) na região da Cova da Beira - Serra da Gardunha. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.