Título: Produção de ovinos de carne : estudo comparativo de duas épocas tradicionais de produção de borregos Merino Branco em Castelo Branco
Autor: Mateus, Pedro Martim de Paiva Morão Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Luís Pedro Mota Pinto de
Coutinho, António José Moreira Dias
Data: 1997
Citação: MATEUS, Pedro Martim de Paiva Morão Alves (1997) - Produção de ovinos de carne : estudo comparativo de duas épocas tradicionais de produção de borregos Merino Branco em Castelo Branco. Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Este trabalho tem como objectivo fundamental o estudo de duas épocas tradicionais de produção de borrego em Castelo Branco relativamente à raça Merino Branco e a sua comparação para avaliarmos qual a que detém maior importância ao nivel produtivo. Para tal procedeu-se à análise do crescimento dos borregos resultantes de duas épocas de parto (Setembro/Outubro 1995 e Janeiro/Fevereiro 1996). São focados alguns aspectos da origem desta raça e de como a produção ovina se tornou numa actividade de interesse no nosso território. São ainda indicados alguns dos principais problemas que condicionam o sucesso deste tipo de produção. Analisaram-se alguns aspectos do crescimento e desenvolvimento dos borregos durante as fases de vida pré e pós-natal e quais os factores que estão mais directamente implicados em todo esse processo. Pretende-se com isso evidenciar a variabilidade verificada no crescimento dos borregos e o seu relacionamento com as diferentes técnicas de maneio tradicionais. Descrevem-se as condições de exploração dos ovinos na Herdade do Monte do Cabeço da Barreira e na Quinta da Rebouça de Cima, considerando o seu meio físico, os animais e os diferentes aspectos do maneio alimentar praticado. Como já foi referido, consideraram-se duas épocas de partos, analisando-se os pesos médios ao nascimento e ao desmame, as taxas de mortalidade e os ganhos médios diários de peso. Verificou-se uma superioridade nos resultados dos borregos nascidos na época de Setembro/Outubro. Esta superioridade foi atribuída à condição corporal das ovelhas e à quantidade e qualidade da erva disponível. A condição corporal das ovelhas condicionou o peso dos borregos ao nascimento, a capacidade leiteira das ovelhas e consequentemente o peso ao desmame. Neste trabalho apresentaremos também alguns parâmetros produtivos e reprodutivos do rebanho em estudo de forma a contribuirmos para um melhor conhecimento da raça Merino Branco integrada num sistema de exploração tradicional. Estudou-se ainda a resposta dos borregos a um regime de engorda intensiva e a um regime de engorda tradicional (extensivo) em pastagem de sequeiro, depois do desmame aos 45 dias e até aos 100 dias. Os valores médios encontrados para o crescimento dos borregos submetidos a um regime de engorda tradicional foram de 109 g/dia para os machos e 104 g/dia para as fêmeas. Nos borregos submetidos a um regime de engorda intensiva, os valores médios encontrados foram 274 g/dia para os machos e 258 g/dia para as fêmeas. Os índices de conversão do concentrado durante o período de engorda intensiva, foram 2.27 para os machos e 2.96 para as fêmeas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17794TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2250
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17794 (2).pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.