Estudo da adaptação agronómica da framboesa (Rubus spp.) à Cova da Beira : influência da intensidade de corte sobre a fenologia, produção e calibre

Data

1997

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

No presente trabalho estudou-se o efeito da intensidade de corte em duas cultivares de framboesas remontantes, ‘Autumn Bliss’ e ‘Heritage’. Numa plantação comercial da Cova da Beira (Fundão) em ambas as cultivares, foram impostas três intensidades de corte entre 5 e 25 nós (C5 a C25). Foi ainda estabelecida uma testemunha. O corte foi realizado durante o mês de Janeiro de 1996. Foram observados os estados fenológicos por cultivar, intensidade de poda e gomo, e quantificada a produção e evolução do calibre. Nas duas cultivares não se verificou nenhum padrão no abrolhamento mas para os estados fenológicos seguintes foi patente um avanço na floração dos gomos terminais. Em ambas as cultivares a produção por metro de linha de cultura aumentou com o corte mais longo mas com uma redução do calibre dos frutos. A cultivar ‘Heritage’ foi mais produtiva que a cultivar ‘Autumn Bliss’ na produção do corte longo. A produção de Primavera das framboesas remontantes em cultura protegida é afectada pela intensidade de corte. A redução do número de gomos por lançamento é uma operação que apresenta diversas vantagens comerciais. A cultivar ‘Autumn Bliss’ confirmou ser a mais precoce e com frutos de maior calibre.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17517TFCPAG.

Palavras-chave

Citação

ALVES, Henrique Manuel Azevedo Água Rodrigues (1997) - Estudo da adaptação agronómica da framboesa (Rubus spp.) à Cova da Beira : influência da intensidade de corte sobre a fenologia, produção e calibre. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.