Comparação da produção de milho forrageiro em função da densidade de sementeira no concelho de Arouca
Ficheiros
Data
1997
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho foi realizado em quatro locais diferentes do concelho de Arouca: Fermedo, Mansores e Escariz, nestes últimos dois ensaios.
Pretendia-se analisar e comparar a produção de milho forrageiro, em termos de matéria seca, variando a densidade de sementeira. Simultaneamente testar a adaptabilidade de diferentes ciclos de milho forrageiro às densidades em questão, bem como a variação das datas de sementeira.
De forma a familiarizar o leitor com a região, fez-se um estudo das condições climáticas e económicas do concelho de Arouca. Segue-se uma descrição geral do cultivo do milho.
O ensaio foi delineado com três densidades (D1, D2 e D3), com três repetições cada. Cada densidade correspondia a um diferente número de plantas: D1 com 107000 plantas/ha; D2 com 92000 plantas/ha e D3 com 78000 plantas/ha.
Da análise estatística efectuada, para os resultados obtidos, em termos produtivos de biomassa (peso verde e peso seco), não se encontram diferenças significativas, para as diferentes densidades utilizadas, em cada um dos locais estudados. Estes resultados, estão de certa forma em contradição, com os observados no campo.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17516TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17516TFCPAG.
Palavras-chave
Zea mays , Densidade de sementeira
Citação
MARTINS, Maria Clarinda Almeida (1997) - Comparação da produção de milho forrageiro em função da densidade de sementeira no concelho de Arouca. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.