Título: Melhoramento de pastagens de regadio : estudo sobre as necessidades de fertilização em azoto, fósforo, potássio e cálcio, numa pastagem permanente à base de trevo branco consociado com festuca na região do Crato
Autor: Subtil, João José Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, José Pedro Pestana Fragoso de
Data: 1997
Citação: SUBTIL, João José Ferreira (1997) - Melhoramento de pastagens de regadio : estudo sobre as necessidades de fertilização em azoto, fósforo, potássio e cálcio, numa pastagem permanente à base de trevo branco consociado com festuca na região do Crato. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: A região do Crato possui um clima do tipo termomediterrâneo; predominam aqui os solos ácidos, com textura arenosa a franco-arenosa, com baixos teores em matéria orgânica. Perante a reduzida rendibilidade dos sistemas alternativos o eucalipto foi a solução mais fácil e de maior margem de lucro imediato ocupando actualmente uma área de 2577 ha. A agricultura regional é, na generalidade, direccionada para a produção de pequenos ruminantes, com destaque para a ovinicultura com um número de efectivos que ascendem a 19389 cabeças, sendo também os bovinos importantes com 5744 cabeças. Os sistemas de exploração são caracterizados por um regime extensivo com baixos encabeçamentos, recorrendo a pastoreio de pastagens naturais, com uma baixa produtividade por unidade de área. A produção pratense, sendo a base da alimentação dos ovinos, caprinos e bovinos, é um dos campos básicos a estudar, indispensável ao desenvolvimento do sector. Por este facto, instalou-se um ensaio experimental de técnicas de melhoramento numa pastagem de regadio, à base de trevo branco, consociado com festuca alta, pretendendo-se estudar o seu comportamento a diferentes níveis de calagem e adubação, quanto aos seus efeitos a nível de alguns parâmetros da fertilidade do solo e composição botânica. Foram atribuídos à parcela 1, 4 níveis azoto (0, 20, 40 e 60 kg de N/ha) por 2 níveis de potássio (0 e 60 kg de K2O/ha), e à parcela 2 e 3, 3 níveis de fósforo (0, 18 e 36 kg de P2O5/ha) por 2 níveis de calcário (0 e 1500 kg CaCO3/ha), mediante um desenho estatístico do tipo factorial 4x3 em strip-plot com 4 repetições. Ao nível dos efeitos da aplicação de azoto e potássio sobre alguns parâmetros da planta, encontraram-se diferenças significativas na produção de matéria seca e para o teor em azoto total entre os cortes. Verificou-se que a matéria seca decrescia do 1° para o 4° corte enquanto que o teor em azoto total aumentava. Em relação aos parâmetros do solo analisados após o ensaio (M.O., pH, fósforo e potássio assimiláveis; e azoto total) não se observaram diferenças significativas entre os tratamentos.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17408TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2231
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17408 (2).pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.