Melhoramento de pastagens de regadio : estudo sobre as necessidades de fertilização em azoto, fósforo, potássio e cálcio, numa pastagem permanente à base de trevo branco consociado com festuca na região do Crato
Date
1997
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
A região do Crato possui um clima do tipo termomediterrâneo; predominam aqui os solos ácidos, com textura arenosa a franco-arenosa, com baixos teores em matéria orgânica.
Perante a reduzida rendibilidade dos sistemas alternativos o eucalipto foi a solução mais fácil e de maior margem de lucro imediato ocupando actualmente uma área de 2577 ha.
A agricultura regional é, na generalidade, direccionada para a produção de pequenos ruminantes, com destaque para a ovinicultura com um número de efectivos que ascendem a 19389 cabeças, sendo também os bovinos importantes com 5744 cabeças.
Os sistemas de exploração são caracterizados por um regime extensivo com baixos encabeçamentos, recorrendo a pastoreio de pastagens naturais, com uma baixa produtividade por unidade de área.
A produção pratense, sendo a base da alimentação dos ovinos, caprinos e bovinos, é um dos campos básicos a estudar, indispensável ao desenvolvimento do sector. Por este facto, instalou-se um ensaio experimental de técnicas de melhoramento numa pastagem de regadio, à base de trevo branco, consociado com festuca alta, pretendendo-se estudar o seu comportamento a diferentes níveis de calagem e adubação, quanto aos seus efeitos a nível de alguns parâmetros da fertilidade do solo e composição botânica.
Foram atribuídos à parcela 1, 4 níveis azoto (0, 20, 40 e 60 kg de N/ha) por 2 níveis de potássio (0 e 60 kg de K2O/ha), e à parcela 2 e 3, 3 níveis de fósforo (0, 18 e 36 kg de P2O5/ha) por 2 níveis de calcário (0 e 1500 kg CaCO3/ha), mediante um desenho estatístico do tipo factorial 4x3 em strip-plot com 4 repetições.
Ao nível dos efeitos da aplicação de azoto e potássio sobre alguns parâmetros da planta, encontraram-se diferenças significativas na produção de matéria seca e para o teor em azoto total entre os cortes. Verificou-se que a matéria seca decrescia do 1° para o 4° corte enquanto que o teor em azoto total aumentava.
Em relação aos parâmetros do solo analisados após o ensaio (M.O., pH, fósforo e potássio assimiláveis; e azoto total) não se observaram diferenças significativas entre os tratamentos.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17408TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17408TFCPAG.
Keywords
Citation
SUBTIL, João José Ferreira (1997) - Melhoramento de pastagens de regadio : estudo sobre as necessidades de fertilização em azoto, fósforo, potássio e cálcio, numa pastagem permanente à base de trevo branco consociado com festuca na região do Crato. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.