Modelação da fenologia da cerejeira (Prunus avium L.) na Cova da Beira. Aferição do modelo através da aplicação da cianamida hidrogenada
Ficheiros
Data
1997
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com o objectivo de validar um modelo fenoclimatolágico aplicado à região da
Gardunha – Cova da Beira – (Carvalho, 1994) que utiliza as seguintes constantes: 930 UF e 8745 GHC para a cultivar ‘Burlat’ e 1150 UF e 8083 GHC para a ‘de Saco’, efectuaram--se tratamentos com cianamida hidrogenada em distintas datas do ano frutícola de 1995/96, às quais correspondem diferentes valores de unidades de frio acumuladas.
Os resultados obtidos relativamente às datas de floração das árvores tratadas com um e/ou dois tratamentos em relação às testemunhas demonstraram que, mesmo no caso da 2ª aplicação ter sido posterior ao final da fase de endodormência dos gomos, houve antecipação da floração, para além da homogeneização da plena floração.
Relativamente aos dados bioquímicos e de calibre da cereja das diferentes modalidades verificou-se não haver praticamente alteração nos valores da acidez e dos teores em açúcares. Contudo os valores do peso médio e especialmente a distribuição por classes de calibre dos 100 frutos amostrados, sofreram alterações em relação à testemunha, mostrando tendência para um aumento do calibre com a aplicação do produto e com o aumento do n° de tratamentos.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17444TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17444TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
REIS, Luís Filipe da Fonseca Pereira dos (1997) - Modelação da fenologia da cerejeira (Prunus avium L.) na Cova da Beira. Aferição através da aplicação de cianamida hidrogenada. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.