Influência do porta-enxerto na produção e qualidade da casta Loureiro : sub-região do Lima
Date
1996
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O conhecimento da adaptação dos porta-enxertos ao solo, e da afinidade às castas, é hoje um ponto de partida à optimização da produção.
Este trabalho realizou-se na Estação Vitivinícola Amândio Galhano, nos Arcos de Valdevez, com o objectivo de estudar a influência de vários porta-enxertos no rendimento, vigor e qualidade da produção da casta Loureiro, na sub-região do Lima.
A influência do porta-enxerto foi avaliada através da pesagem da produção de uvas e lenha de poda, e pela caracterização enológica dos mostos.
Após a análise dos parâmetros em estudo o 101-14 foi a variedade que nas condições do ensaio demonstrou melhor adaptação e afinidade, atingindo um bom nível produtivo e qualitativo. Por outro lado, os porta-enxertos S04, 196-17 e 161-49, actualmente dos mais usados na região, também se revelaram com boa potencialidade. De um modo geral, os porta-enxertos do grupo Berlandieri x Rupestris revelaram-se mais vigorosos e com tendência para induzir pouco álcool ao contrário dos de sangue Riparia.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16998TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16998TFCPAG.
Keywords
Porta-enxerto, Casta, Rendimento, Vigor, Qualidade dos mostos
Citation
SOUSA, Joaquim José Bessa de (1996) - Influência do porta-enxerto na produção e qualidade da casta Loureiro : sub-região de Lisboa. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.