Produtividade e qualidade da videira (Vitis vinifera L.) na região de Castelo Branco
Ficheiros
Data
1996
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A moderna viticultura exige um maior conhecimento técnico-científico da fisiologia e comportamento da planta, no sentido de potenciar a produtividade sem afectar o nível qualitativo do produto, que depende do equilíbrio entre os diversos compostos químicos que se acumulam nos bagos ao longo da maturação.
O presente trabalho foi efectuado com o objectivo de estudar a produtividade e a qualidade do produto, acompanhando uma vinha na região de Castelo Branco, tentando estabelecer algumas relações entre diversos parâmetros quantitativos e ecofisiológicos e as respectivas respostas a nível qualitativo.
A metodologia seguida não nos permitiu, contudo, estabelecer qualquer tipo de regressão matemática entre os parâmetros qualitativos e quantitativos.
Apesar disso, propomos um modelo que nos parece, numa primeira análise, poder relacionar quantidade com qualidade, adaptando às nossas condições experimentais um método já anteriormente proposto por CHAMPAGNOL (1984).
O modelo proposto deverá, no entanto, ser testado em melhores condições experimentais a fim de ser validado.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16997TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16997TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
TERRAS, Manuel Bernardo Duarte (1996) - Produtividade e qualidade da videira (Vitis vinifera L.) na região de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.