Título: O girassol : análise da cultura e suas perspetivas de inserção e desenvolvimento no contexto comunitário e nacional
Autor: Jerónimo, Joel Artur Batista
metadata.dc.contributor.advisor: Pinheiro, Maria Henrique de Serejo Moura
Data: 1996
Citação: JERÓNIMO, Joel Artur Batista (1996) - O girassol : análise da cultura e suas perspetivas de inserção e desenvolvimento no contexto comunitário e nacional. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: O girassol tem actualmente um lugar destacado entre as oleaginosas, sendo a terceira mais produzida em todo o mundo. Portugal é actualmente um país deficitário em óleos alimentares, em virtude do decréscimo produtivo no sector olivícola, tal como devido a não se ter recorrido mais cedo à cultura de oleaginosas anuais. A produção nacional está bastante longe de satisfazer uma necessidade sempre crescente, dada a existência de um mercado ávido pelo produto. O consumo de gordu¬ras animais e de azeite tem vindo a diminuir a favor dos óleos de origem vegetal. A produção comunitária de sementes de girassol tem aumentado gradualmente nos últimos anos, atingindo em 1994 as 4,2 milhões de toneladas. Apesar deste aumento significativo de produção, a comunidade continua a ser importadora líquida de sementes de girassol. A Espanha e a França são actualmente os maiores produtores de girassol da Comunidade Europeia e, é também nestes dois países que a cultura ocupa as maiores superfícies. As ajudas comunitárias representam, hoje em dia, grande parte do rendimento para o produtor de girassol, tanto em sistema de sequeiro como em regadio, por isso mesmo, os agricultores não podem deixar de dar toda a atenção às regras de funcionamento dos mecanismos de atribuição dessas ajudas, de forma a tornar-se num incentivo acrescido para quem está determinado a produzir girassol.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16560TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2206
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16560 (2).pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.