Título: Caracterização das principais variedades de cereja cultivadas na Cova da Beira : influência das técnicas culturais sobre a produção de cerejeira (Prunus avium L.)
Autor: Gomes, Paulo Silvino da Fonseca
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Data: 1996
Citação: GOMES, Paulo Silvino da Fonseca (1996) - Caracterização das principais variedades de cereja cultivadas na Cova da Beira : influência das técnicas culturais sobre a produção de cerejeira (Prunus avium L.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: A cultura da cerejeira representa para a Cova da Beira, uma das espécies fruteiras de maior peso na economia agrícola regional, apresentando uma grande implantação nesta zona. Para além de ter uma forte influência social, desempenha o papel empregador de mão-de-obra, pela ocupação temporária de grande número de trabalhadores, numa altura em que os empregos são escassos ou mesmo nulos numa região do interior do país. Tem o presente trabalho como objectivo a caracterização das principais variedades de cereja cultivadas na Cova da Beira. Deste modo efectuaram-se amostragens sucessivas de algumas das variedades mais importantes na Cova da Beira, em diferentes freguesias e produtores, de forma a caracterizar o fruto e simultaneamente tentar relacionar com as condições edafo-climáticas locais e com as técnicas culturais praticadas. Dos resultados obtidos podemos concluir que a variedade ‘Bing’ foi a que obteve maior calibre, tendo esta sido recolhida em Alcongosta. No que diz respeito à variedade que mais rachou foi a ‘Lisboeta’ que foi recolhida no Alcaide, local onde foram recolhidas mais variedades rachadas e maior número de frutos por variedades rachadas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16706TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2204
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16706 (2).pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.