Título: Estudo da eficácia de alguns reguladores de crescimento e nutrientes minerais no vingamento das flores e produtividade na pereira Rocha
Autor: Abreu, João Paulo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Silva, Amado Ventura da
Palavras-chave: Regularização da floração
Vingamento
Produtividade
Dormex
AF96
Fengib
Soluboro
Stulln
Data: 1996
Citação: ABREU, João Paulo Rodrigues (1996) - Estudo da eficácia de alguns reguladores de crescimento e nutrientes minerais no vingamento das flores e produtividade da pereira rocha. Castelo Branco : IPCB : ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Após uma breve revisão bibliográfica sobre os processos fisiológicos que envolvem o vingamento do fruto, dando um maior relevo para a nossa pereira ‘Rocha’, apresentam-se os resultados de um ensaio realizado, com cianamida hidrogenada (Dormex), que tinha como objectivo regularizar a floração e posterior aplicação de reguladores de crescimento, como o ácido naftalenoacético e a sua amida (AF96) e o ácido giberélico e fenotiol (Fengib), que tinham a finalidade de aumentar o vingamento e a produtividade na pereira ‘Rocha’. Ainda se utilizaram nutrientes minerais, como o boro e o enxofre (Soluboro+Stulln) com o mesmo objectivo. A aplicação de Dormex nas condições em que decorreu este ensaio, embora apresentasse alguns resultados positivos, não mostra grande variação em relação à testemunha. Por seu lado a aplicação de reguladores de crescimento aumentou o vingamento e a produtividade na pereira ‘Rocha’ Também se comprovou que a aplicação de reguladores de crescimento provoca uma alteração na forma natural das pêras.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16701TFCEARA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2202
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16701 (2).pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.