Caracterização morfológica de populações portuguesas de grão de bico (Cicer arietinum L.)
Ficheiros
Data
1995
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este trabalho tem como objectivo estudar a variabilidade existente entre algumas populações portuguesas de grão de bico, pertencentes à colecção da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas (ENMP).
O estudo da caracterização morfológica foi efectuado em 180 populações provenientes de diversas zonas do País (Trás-os-Montes, Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Ribatejo e Algarve), às quais se juntaram 2 linhas testemunhas, provenientes do ICARDA. Estas populações foram instaladas nos campos experimentais da ENMP em Elvas, em duas épocas de sementeira: Outono (sementeira antecipada) e Primavera (sementeira tradicional).
As características utilizadas foram seleccionadas com base nos elementos indicados nos descritores para o grão de bico do IBPGR/ICARDA-ICRISAT.
Os dados obtidos foram analisados recorrendo às técnicas de taxonomia numérica utilizando o programa NTSYS-pc (Numerical Taxonomy and Multivariate System).
Na análise da matriz, em que cada população estudada está presente em duplicado (Outono e Primavera), observou-se a formação de dois grupos bem distintos.
Assim, as linhas semeadas no Outono formam um grupo, e as plantas semeadas na Primavera formam outro grupo. Esta separação é o resultado da influência que tem a data de sementeira, na duração do ciclo vegetativo das plantas.
As plantas semeadas no Outono apresentam valores mais elevados para: número de folíolos, altura total, largura da planta e peso de 100 sementes, e possuem um maior número de dias para: data de floração, data de frutificação e data de maturação.
As plantas semeadas na Primavera são caracterizadas por possuírem valores mais baixos para: peso de 100 sementes, comprimento da vagem, largura da vagem e espessura da vagem.
Também se observou que as populações não estão agrupadas de acordo com a sua origem geográfica.
As características que apresentam maior grau de variabilidade no Outono são: número de ramos basais terciários, número de ramos apicais secundários e numero de ramos apicais terciários.
Foram identificadas populações com um bom potencial produtivo, tais como a ChK 1485, ChK 2040 e ChK 2042.
Em sementeira de Outono, 42.2% das populações estudadas produzem sementes de calibre médio a grande, possuindo um peso de 100 sementes superior a 40g.
De igual modo foram encontradas plantas altas, aptas para a colheita mecânica.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16567TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16567TFCPAG.
Palavras-chave
Grão de bico , Germoplasma nacional , Caracterização morfológica , Sementeira de Outono , Sementeira de Primavera , Taxonomia numérica
Citação
RODRIGUES, Luís Filipe Cardoso (1995) - Caracterização morfológica de populações portuguesas de grão de bico (Cicer arietinum L.). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.