Título: Efeitos da aplicação de giberelinas na floração de Gerbera jamesonii em produção invernal e ensaios de propagação
Autor: Mendes, Maria da Conceição Pires
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Data: 1995
Citação: MENDES, Maria da Conceição Pires (1995) - Efeitos da aplicação de giberelinas na floração de Gerbera jamesonii em produção invernal e ensaios de propagação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: Compararam-se os resultados respeitantes às aplicações de ácido Giberélico (GA) em três cultivares de Gerbera jamesonii, produzidas em estufa sem aquecimento, para produção invernal e a influência de duas técnicas de propagação vegetativa na produção de plantas, utilizando pés mães de gerbera com idade superior a dois anos. Para a cultivar Dennie, pulverizações mensais à concentração de 0,04 g/ litro de Novembro a Fevereiro, provocaram um aumento na produção, no entanto, plantas não tratadas da cultivar Mirage evidenciaram melhores produções, quantitativas e qualitativas. Os tratamentos com GA3 promoveram aumentos não significativos no comprimento total dos pedúnculos, produzidos nas cultivares em observações. No entanto, em relação ao diâmetro das inflorescências produzidas por cultivar obtiveram-se diferenças significativas relativamente às cultivares Dennie e Destination relacionando as duas modalidades. Globalmente, os resultados obtidos estão dependentes da cultivar porém, em relação ao comportamento geral das cultivares, estes resultados revelaram duvidosa a produção invernal de gerbera em estufas não aquecidas na região de Castelo Branco. Os propágulos obtidos a partir de pés mãe de Gerbera jamesonii de pelo menos dois anos, foram objecto de dois ensaios relativos a duas técnicas de propagação vegetativa de Janeiro a Abril de 1994. O ensaio B revelou melhores resultados acerca do número total de plantas obtidas. No entanto, o ensaio A provou ser o de mais fácil execução: Em relação ao crescimento posterior dos propágulos, as plantas obtidas no ensaio B apresentaram melhores crescimentos vegetativos. Relativamente à precocidade de produção floral, de novo, a técnica A provou ser a mais vantajosa, atingindo uma precocidade de 2 a 3 semanas em relação às plantas obtidas no ensaio B.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16305TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2193
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16305 (2).pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.