Influência da intensidade de corte sobre a produção de framboesas remontantes (Rubus idaeus L.)
Ficheiros
Data
1995
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este ensaio foi realizado aproveitando o clima temperado ameno de Inverno da Costa Sudoeste de Portugal, com o fim de obter uma produção fora da época, alargando o período de colheita da framboesa (Rubus idaeus 1.), nas cultivares ‘Autumn Bliss’, ‘Autumn Cascade’ e ‘Heritage’.
Foi feito o corte dos lançamentos, a várias intensidades (corte aos 10 nós, corte aos 5 nós e corte ao nível do solo) e estabelecida uma densidade de 16 lançamentos por metro de linha, em duas diferentes datas de corte (15 de Julho e 01 de Agosto). Foram registados os dados biométricos no final da colheita. Foi quantificada a produtividade e certificada a qualidade dos frutos ao longo do ciclo produtivo. Das três intensidades de corte utilizadas, o corte aos 10 nós na cv. ‘Autumn Bliss’ e na cv. ‘Autumn Cascade’ foi o que obteve maior produtividade (respectivamente 7966g e 9421g), com um pico de colheita em finais de Outubro e princípios de Novembro. O corte aos 5 nós, feito em finais de Julho, obteve nas mesmas cultivares uma produção intermédia (4617g e 6541g), com um pico de colheita entre o corte de menor e de maior intensidade. No corte ao nível do solo apenas na cv. ‘Autumn Bliss’ se conseguiu uma produção razoável (3621g) em relação às outras cultivares.
A uma menor intensidade de corte corresponde uma maior produção e um maior calibre dos frutos.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16277TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16277TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
MACHADO, Pedro Miguel Sacchetti Viana (1995) - Influência da intensidade de corte sobre a produção de framboesas remontantes (Rubus idaeus L.)- Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.