Análise do crescimento da beterraba sacarina (Beta vulgaris) como cultura de outono

Data

1995

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A beterraba é uma planta bianual, da família das Chenopodiáceas, do género Beta, da espécie Beta vulgaris L., e, a partir da qual derivam todas as formas de beterraba cultivadas. A escolha das variedades utilizadas, no campo de beterraba na Herdade de “D.PEDRO”, foi baseado na opinião do Técnico responsável pelo acompanhamento da cultura, vindo a incidir sobre as seguintes: - variedade Columbia, incluída no tipo NZ, ou seja, resistente ao espigamento, com elevado peso em raízes e riqueza média; - variedade Monatunno, incluída no tipo NZ, ou seja, resistente ao espigamento, com baixo peso em raízes e alta riqueza. O delineamento experimental foi feito com casualização completa, havendo três repetições de cada variedade por mancha de solo: a mancha caliça e a mancha de barro. Os dados recolhidos, durante o ciclo cultural, tiveram como objectivo avaliar o comportamento agronómico das variedades utilizadas, em relação à mancha de solo onde foram instaladas. Os talhões serviram para acompanhar a variação do número de plantas, estádios fenológicos, pragas, doenças e infestantes, peso da parte aérea/ parte radicular, teor de sacarose e produção. Analisando os resultados obtidos, verifica-se facilmente que a variedade Monatunno possui maior riqueza em açúcares e menor peso em raiz, comparativamente com a variedade Columbia.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16259TFCPAG.

Palavras-chave

Beterraba sacarina , Beta vulgaris , Monatunno , Columbia , Caliço , Barro , Parte aérea , Raiz suja , Raiz limpa , Teor de sacarose

Citação

CARAPAU, António Manuel Lucas (1995) - Análise do crescimento da beterraba sacarina (Beta vulgaris) como cultura de outono. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.