Título: Modelação da fenologia da cerejeira (Prunus avium L.) : aferição das constantes ao modelo através de métodos biológicos
Autor: Almeida, José Júlio Pina
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Data: 1995
Citação: ALMEIDA, José Júlio Pina (1993) - Modelação da fenologia da cerejeira (Prunus avium L.) : aferição das constantes ao modelo através de métodos biológicos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Resumo: O indiscutível aumento de importância cultural da cerejeira na zona da Gardunha leva à necessidade de introduzir novas cvs., que melhor respondam, em termos agronómicos e comerciais, às exigências do consumidor. Como forma de abreviar a fase experimental do estudo da adaptação dessas cvs. existe a alternativa de utilizar modelos que possam simular o desenvolvimento das cerejeiras. Estes modelos podem auxiliar os produtores no ajuste e regulação de todas as práticas culturais a executar. Convém contudo, proceder ao seu ajuste e aferição, através de comparação com métodos biológicos para que possam ser correctamente divulgados. No presente trabalho procede-se à validação do modelo apresentado por Carvalho (1994), para as cvs. ‘B. Burlat’, ‘B. Van’ e ‘de Saco’ na zona da Gardunha, no ano de 1993/94 e compara-se com resultados obtidos nas mesmas cvs. através de métodos de forçagem de ramos e pesagens de gomos. Os resultados obtidos, apesar de grande diferença do ano em estudo relativamente a anos anteriores e ao ano médio permitem concluir que o modelo apresenta grande interesse para previsão das datas de quebra de endodormência e de floração, e permite assim planear as técnicas culturais associadas. Necessitando, contudo, na nossa opinião, de aprofundar alguns aspectos biológicos, relacionados com o início do efeito do frio sobre os gomos.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16079TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2159
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
16079 (2).pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.