Título: Evolução do azoto mineral no solo e de outros parâmetros de fertilidade resultante da aplicação de lamas celulósicas e de lamas de depuração urbana
Autor: Lourenço, Ana Cristina Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
Palavras-chave: Azoto
Mineralização
Lamas de depuração
Lamas celulósicas
Data: 2007
Citação: LOURENÇO, Ana Cristina Marques (2007) - Evolução do azoto mineral no solo e de outros parâmetros de fertilidade resultante da aplicação de lamas celulósicas e de lamas de depuração urbana. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: O presente estudo teve por objectivo a determinação da evolução dos teores em N mineral e de outros parâmetros de fertilidade, num ensaio de curta duração (74 dias), em condições de humidade e temperatura controladas. Consideraram-se quatro tratamentos: incorporação de adubo mineral, lamas celulósicas, lamas de depuração urbanas e sem fertilização. A quantidade de fertilizante adicionada foi efectuada de modo a serem doseados 80 kg N ha-1 e 160 kg N ha-1, excepto no caso das lamas celulósicas. Em relação a estas, o doseamento foi de 80 kg N ha-1. As amostragens foram efectuadas aos dias 1, 2, 3, 4, 8, 11, 15, 22, 29, 36, 46, 59 e 74 para análise do N mineral, e aos dias 1, 15, 29, 46 e 74 para análise dos teores em fósforo, potássio, matéria orgânica, pH e condutividade. As lamas de depuração disponibilizaram quantidades significativas de N mineral (40 - 60% do obtido com adubo), e 20 dias após incorporação, 65-70% desse azoto surgia na forma de NO3-. As lamas celulósicas apresentaram uma mineralização lenta, e originaram imobilização de azoto mineral proveniente do solo. Proporcionaram aumentos no teor em matéria orgânica (de 1,2 para 3%) e no valor do pH do solo (de 4,2 para 6,1).
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25685TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2147
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25685 (2).pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.