Título: Avaliação do estado de nutrição e potencial produtivo em sete pomares de pessegueiros da região da Beira Interior
Autor: Ribeiro, Sandra Isabel Gueifão
metadata.dc.contributor.advisor: Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
Jordão, Pedro
Palavras-chave: Pessegueiro
Estado de Nutrição
Produção
Qualidade
O’Henry
Rich Lady
Data: 2006
Citação: RIBEIRO, Sandra Isabel Gueifão (2006) - Avaliação do estado de nutrição e potencial produtivo em sete pomares de pessegueiros da região da Beira Interior. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: O presente trabalho compreendeu o acompanhamento de sete pomares de pessegueiro na região da Beira Interior e teve como objectivo determinar o estado de nutrição, avaliar a produção total e comercializável, a qualidade extrínseca (calibre, cor e refugo) e a qualidade intrínseca dos frutos (dureza, índice refractométrico e acidez). Do total dos pomares estudados, quatro referem-se à cultivar O’Henry sobre porta-enxerto GF 305 e três à cultivar Rich Lady sobre porta-enxerto Montclar. Cada pomar foi acompanhado através da marcação de uma unidade de amostragem constituída por 15 árvores, que serviram como base de estudo. Relativamente ao estado de nutrição podemos realçar que a cultivar O’Henry apresenta teores de azoto superiores à cultivar Rich Lady, respectivamente 3,31 e 2,84%. Todas as unidades de amostragem apresentam teores baixos de zinco, embora não se tivesse observado sintomatologia de deficiência. Na avaliação da produção total constatou-se que a cultivar O’Henry produziu entre 19 e 68 t/ha e a cultivar Rich Lady entre 16 a 39 t/ha. Em relação à avaliação da qualidade intrínseca dos frutos verificou-se que na cultivar O’Henry, a dureza variou entre 6,1 e 7,4 kg/0,5cm2 e o índice refractométrico entre 11,2 e 13,8% e na cultivar Rich Lady a dureza variou entre 4,0 e 4,9 kg/0,5cm2 e o índice refractométrico entre 10,7 e 14,6%.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25464TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2141
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25464 (2).pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.