Título: Avaliação do desempenho ambiental da Empresa Bitzer (2005-2010) no âmbito do Regulamento (CE) n.º 1221/2009 (EMAS)
Autor: Custódio, Florbela Beato Prata da Silva Oliveira Fitas
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Declaração ambiental
Desempenho ambiental
EMAS
Sistemas de gestão ambiental
Data: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: CUSTÓDIO, Florbela Beato Prata da Silva Oliveira Fitas (2011) - Avaliação do desempenho ambiental da Empresa Bitzer (2005-2010) no âmbito do Regulamento (CE) n.º 1221/2009 (EMAS), Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: As preocupações actuais com as mudanças climáticas e ambientais apontam claramente para uma necessidade de existir um consumo e crescimento sustentáveis e uma política industrial de produção e sustentabilidade, que aumente os esforços na procura de processos produtivos eco-inovadores e mais eficientes em termos de recursos. Nos últimos anos, a consciencialização das organizações, de que a responsabilidade para a comunidade é um dos pilares de um bom desempenho da gestão, tem sido cada vez maior. Cuidar do ambiente é uma extensão lógica e positiva dessa responsabilidade. Os SGA existem para auxiliar as organizações a preencherem essa responsabilidade e para assegurarem o suporte da gestão de topo para a acção ambiental. Entre os SGA existentes, o EMAS é a referência para os SGA de excelência, sendo o seu objectivo principal a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações. Este trabalho foi desenvolvido, tendo dois objectivos principais: a elaboração da DA do ano 2011 - 2.ª Actualização da 3.ª DA - (requisito do EMAS) da empresa Bitzer e a avaliação do seu desempenho ambiental no período compreendido entre os anos de 2005 e 2010, através da análise dos valores dos indicadores ambientais principais considerados pela empresa. No âmbito da elaboração da DA 2011, foi feita uma pesquisa bibliográfica relacionada com temas incluídos no presente trabalho, onde é feita uma abordagem geral aos SGA e mais específica ao EMAS (seu historial, elementos centrais, sua implementação, factores-chave de sucesso, benefícios, custos e sua relação com a EN ISO 14001:2004) e à DA (seu planeamento, estrutura e conteúdo e requisitos). É também feita, uma caracterização da empresa Bitzer e da sua relação com o EMAS e uma descrição dos processos de análise dos seus indicadores ambientais principais e de avaliação do seu desempenho ambiental. Através da análise dos indicadores ambientais principais da Bitzer verificou-se que, de um modo geral, esta melhorou de forma contínua o seu desempenho ambiental no período compreendido entre 2005 e 2008. No ano de 2009 ocorreu um desvio deste comportamento, tendo sido o ano em que a empresa apresentou pior desempenho ambiental. No ano de 2010 a Bitzer melhorou o seu desempenho ambiental, relativamente a 2009, mas quando se compara este ano com os restantes anos sujeitos a análise, conclui-se que neste período o desempenho ambiental da BITZER foi melhor do que em 2010.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27201TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/214
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_FLO_CUS.pdf108,59 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.