Título: Efeito da cobertura do pomar sobre a evolução da maturação das variedades de cereja Brooks e Summit em Lamaçais (Cova da Beira)
Autor: Brito, Isabel Patrícia Veríssimo de
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Vaz, João Francisco
Palavras-chave: Cereja
Maturação
Cobertura do pomar
Índices de maturação
Caracterização físico-química da maturação
Data: 2005
Citação: BRITO, Isabel Patrícia Veríssimo de (2005) - Efeito da cobertura do pomar sobre a evolução da maturação das variedades de cereja Brooks e Summit em Lamaçais (Cova da Beira). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Pretende-se com este trabalho avaliar o efeito da cobertura temporária do pomar sobre as principais características físicas e químicas, que permitem determinar os índices de maturação das principais variedades de cereja da Cova-da-Beira. Devido à grande variabilidade climática, com a ocorrência de precipitação em Maio e Junho, nos últimos anos, provocou grande prejuízo qualitativo factor que influencia na produção de cereja. Assim, a cobertura dos pomares com rede apresenta-se como uma alternativa viável, embora onerosa, que simultaneamente com a protecção da colheita, parece ainda promover alguma antecipação na maturação da cereja. Com o objectivo de avaliar o efeito da cobertura sobre a maturação e sua antecipação, foram realizadas amostragens e determinadas, laboratorialmente, as características físicas (cor, dureza, peso e classe de calibre) e químicas (índice refractométrico, acidez e pH da cereja durante a evolução da maturação, com e sem cobertura do pomar com rede, para as cultivares Brooks e Summit, na Quinta de Lamaçais, em Caria (Cova da Beira). Os resultados apontam para uma grande influência da cobertura sobre estes índices, apesar da variabilidade sentida em função da época de maturação das cultivares. O maior efeito faz-se sentir a nível da dureza do fruto, principal parâmetro responsável pela qualidade pós-colheita da cereja, o que obrigará a uma readaptação do produtor face à decisão da data de colheita.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17999TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2133
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25240 (2).pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.