Título: Prospecção, herborização e caracterização química de Lavandula luisieri da Beira Interior. Ensaios de germinação
Autor: Gonçalves, Odete Catarino
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Lavandula luisieri
Germinação
Óleo essencial
Herborização
Data: 2005
Citação: GONÇALVES, Odete Catarino (2005) - Prospecção, herborização e caracterização química de Lavandula lluisieri da Beira Interior. Ensaios de germinação. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martinez é uma planta endémica da Península Ibérica pertencendo à família Lamiacea. Recentes descobertas de dois novos e interessantes produtos no óleo essencial de L. luisieri; a importância desta planta melífera, o seu interesse como planta ornamental em jardins mediterrâneos e a dificuldade na germinação segundo diversos autores, foram os aspectos fundamentais para a realização destes estudos. A prospecção, herborização, colheita de plantas e de órgãos vegetais de quatro locais distintos da Beira Interior (Casal da Fraga, Mata, Penamacor e Vila Velha de Ródão) foram efectuadas de forma a serem realizados estudos de germinação e de composição química dos seus óleos essenciais. Os estudos de germinação incidiram em quatro modalidades [MOD I (25°C, 8h); MOD II (16/8°C, 8h); MOD III (25°C, 8h); MOD IV (25°C, 16h)] e duas diferentes datas de conservação dos diásporos. Destes estudos há diferenças entre os acessos na MOD I e IV, mas não se verificam diferenças por acessos nas modalidades ensaiadas. Relativamente aos compostos identificados no óleo essencial, estes são na sua maioria monoterpenos com diferentes graus de saturação, tendo-se verificado sempre a presença de necrodol e acetato de trans-necrodilo, compostos únicos no reino vegetal.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25190TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2123
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25190 (2).pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.