Ecofisiologia da germinação e caracterização de populações de Origanum virens no concelho de Castelo Branco
Ficheiros
Data
2004
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Tendo como objectivo estudar e caracterizar a espécie Origanum virens Hoffmanns & Link existente espontaneamente e/ou em cultura no concelho de Castelo Branco, tomou-se como base quatro populações distintas (Sarzedas, ESACB, Mata e Alcains) com o intuito de inferir sobre as suas diferenças ou semelhanças. Foram realizados ensaios de germinação em laboratório, com condições de temperatura alterna 20º e 25°C (dia), fotoperíodo de 8h/noite e 16h/dia, e também em total obscuridade. Os ensaios foram realizados com diásporos diferentes períodos de conservação dos diásporos (lotes colhidos em 2003, ensaiados 7 e 13 meses após a colheita e, um lote em 2004 ensaiado após 1 mês de colheita).
Testou-se também a capacidade germinativa em viveiro utilizando diásporos com dez meses de conservação e colhidos em Julho de 2003.
Das plantas que se encontram no campo de Caracterização/Demonstração foram seleccionadas 10 de cada origem e foi feita a caracterização morfológica, tendo sido possível chegar até a variedade, Origanum virens var. macrostachyum (Hoffmanns & Link) Coutinho), para todas as populações.
Por último foi feita a caracterização química destas plantas, através da obtenção dos óleos essenciais em matéria verde e matéria seca, avaliando numa primeira fase a sua rentabilidade.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24887TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24887TFCPAG.
Palavras-chave
Origanum virens , Diásporos , Germinação , Morfologia , Óleo essencial
Citação
MONTEIRO, Sónia Cristina Perez (2004) - Ecofisiologia da germinação e caracterização de populações de Origanum viens no concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.