Azeites monovarietais das cultivares de oliveira (Olea europaea L.) Galega Vulgar, Bical de Castelo Branco, Carrasquinha e Cornicabra

Data

2004

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O presente trabalho estuda as características físico-químicas e sensoriais dos azeites monovarietais das cultivares Carrasquinha, Cornicabra, Galega e Bical de Castelo Branco provenientes da região da Beira Interior, durante a campanha 2003/04. A caracterização dos azeites monovarietais foi realizada pela determinação da acidez, do índice de peróxido, das absorvâncias no ultravioleta, da estabilidade oxidativa, dos polifenóis totais, do K225, das características cromáticas e da análise sensorial. Todos os azeites apresentaram valores conforme os critérios de qualidade mais exigentes do Regulamento (CE) nº1989/2003 relativamente à acidez, índice de peróxido, absorvâncias no ultravioleta e exame organoléptico sendo, deste modo, classificados como virgem extra. O azeite Carrasquinha apresenta a estabilidade oxidativa mais elevada o que se relaciona com o correspondente teor em polifenóis totais.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24855TFCPAG.

Palavras-chave

Critérios de qualidade , Azeites monovarietais , Estabilidade oxidativa , Polifenóis totais , K225

Citação

QUELHA, Sandra Cristina Gavinhos (2004) - Azeites monovarietais das cultivares de oliveira (Olea europaea L.) Galega Vulgar, Bical de Castelo Branco, Carrasquinha e Cornicabra. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.