Título: The impact of various inputs in blight (Phytophtora infestans) development and yield in organic potato production
Autor: Rodrigues, Maria de Fátima Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Santos, Joana
Palavras-chave: P. infestans
Míldio da batateira
Batata
Produção biológica de batata
Fertilizantes biológicos
Data: 2004
Citação: RODRIGUES, Maria de Fátima Marques (2004) - The impact of various inputs in blight (Phytophtora infestans) developement and yield in organic potato production. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Com o objectivo de estudar o impacto de vários tipos de fertilização no desenvolvimento do míldio (Phytophthora infestans) e nos rendimentos da produção biológica de batata (Solanum tuberosum) da variedade Santé, foi conduzido um ensaio numa quinta em modo de produção biológico (Nafferton farm) em Newcastle upon Tyne, Reino Unido, durante o ano de 2003. Foram utilizados três tipos de fertilizantes biológicos: estrume fresco, estrume compostado e estrume de galinha peletizado, em três diferentes níveis de azoto, 85, 170 e 250Kg N por ha. Devido às condições climáticas anormais que ocorreram durante este ano no Reino Unido, o míldio não se desenvolveu como em anos normais em que intensos ataques de míldio ocorreram, tendo ocorrido assim diferenças significativas entre os tratamentos e não tendo sido afectado o rendimento dos tubérculos. Embora não tenham ocorrido resultados significativamente diferentes, os tratamentos com estrume de galinha peletizado mostraram os valores mais altos de teor de clorofila nas folhas. Em relação às análises de solo este tipo de estrume e os tratamentos com maior nível de azoto obtiveram os resultados mais altos de nitratos, azoto disponível, azoto total, fósforo e potássio. No entanto, apesar destes tratamentos aumentarem o teor de nutrientes no solo, não se registaram diferenças significativas nos rendimentos dos tubérculos em relação aos outros tratamentos. E por essa razão dever-se-ão aplicar menores quantidades de estrume em modo de produção biológica de batata nestas condições, de modo a reduzir as perdas de azoto no solo.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24880TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2103
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24880 (2).pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.