Título: Avaliação da intensidade de ataque de cigarrinha verde nas castas Touriga Nacional, Jaen e Tinta Roriz na Região Demarcada do Dão
Autor: Amaral, Lucinda da Conceição Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Amaral, João Carlos Lobão Tello da Gama
Palavras-chave: Cigarrinha verde
Protecção integrada
Estimativa do risco
Vinha
Data: 2004
Citação: AMARAL, Lucinda da Conceição Costa (2004) - Avaliação da intensidade dos ataques de cigarrinha verde nas castas Touriga Nacional, Jaen e Tinta Roriz na Região Demarcada do Douro. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: No decorrer dos últimos anos as populações de cicadelídeos têm vindo a aumentar nas vinhas da Região Demarcada do Dão, pondo em risco a rentabilidade da cultura. O conhecimento de aspectos de dinâmica populacional da cigarrinha verde é fundamental para o seu combate em protecção integrada, e passa pela realização da estimativa de risco que, para ser correctamente efectuada implica o prévio conhecimento da localização das ninfas de cigarrinha verde na videira. A estimativa do risco de cigarrinha verde é a primeira componente do combate à praga em protecção integrada. A sua realização inclui a avaliação dos factores de nocividade pelo que é fundamental conhecer a sensibilidade das castas. Este trabalho pretende contribuir para o conhecimento da sensibilidade das castas Tinta Roriz, Jaen e Touriga Nacional à cigarrinha verde. Para tal procedemos ao acompanhamento das populações de adultos e ninfas, e da sua distribuição em ambas as faces dos bardos. Os resultados obtidos sugerem uma preferência das ninfas pela face do coberto vegetal mais ensombrada, ou seja, pelas faces expostas a Este. A casta mais afectada foi a Tinta Roriz.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24869TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2100
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24869 (2).pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.