Avaliação da intensidade de ataque de cigarrinha verde nas castas Touriga Nacional, Jaen e Tinta Roriz na Região Demarcada do Dão
Date
2004
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
No decorrer dos últimos anos as populações de cicadelídeos têm vindo a aumentar nas vinhas da Região Demarcada do Dão, pondo em risco a rentabilidade da cultura.
O conhecimento de aspectos de dinâmica populacional da cigarrinha verde é fundamental para o seu combate em protecção integrada, e passa pela realização da estimativa de risco que, para ser correctamente efectuada implica o prévio conhecimento da localização das ninfas de cigarrinha verde na videira.
A estimativa do risco de cigarrinha verde é a primeira componente do combate à praga em protecção integrada. A sua realização inclui a avaliação dos factores de nocividade pelo que é fundamental conhecer a sensibilidade das castas.
Este trabalho pretende contribuir para o conhecimento da sensibilidade das castas Tinta Roriz, Jaen e Touriga Nacional à cigarrinha verde. Para tal procedemos ao acompanhamento das populações de adultos e ninfas, e da sua distribuição em ambas as faces dos bardos.
Os resultados obtidos sugerem uma preferência das ninfas pela face do coberto vegetal mais ensombrada, ou seja, pelas faces expostas a Este. A casta mais afectada foi a Tinta Roriz.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24869TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24869TFCPAG.
Keywords
Cigarrinha verde, Protecção integrada, Estimativa do risco, Vinha
Citation
AMARAL, Lucinda da Conceição Costa (2004) - Avaliação da intensidade dos ataques de cigarrinha verde nas castas Touriga Nacional, Jaen e Tinta Roriz na Região Demarcada do Douro. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.