Título: Avaliação dos efeitos secundários e eficácia de acaricidas sobre ácaros fitoseídeos e fitófagos associados à macieira
Autor: Pires, Júlio Mendes da Cunha
Palavras-chave: Fenazaquina
Fenepiroximato
Acrinatrina
Espirodiclofena
Abamectina
Data: 2003
Citação: PIRES, Júlia Mendes da Cunha (2003) - Avaliação dos efeitos secundários e eficácia de acaricidas sobre ácaros fitoseídeos e fitófagos associados à macieira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: No ano 2002 estudaram-se os efeitos secundários de acaricidas numa populaçao de ácaros fitoseídeos, na cultura da macieira. Tratava-se de uma população mista, na qual se identificaram duas espécies: Thyphlodromus phialatus (97,5%) e Kampimodromus aberrans (2,5%). Avaliou-se também a eficácia dos acaricidas sobre a espécie fitófaga Tetranychus urticae. Realizou-se um ensaio de campo, na região da Cova da Beira (Fundão), onde se utilizaram os seguintes acaricidas: fenazaquina, fenepiroximato, acrinatrina, espirodiclofena e abamectina. Como referência tóxica usou-se a acrinatrina. Os acaricidas foram aplicados num único tratamento, a 12 de Junho. A avaliação dos resultados fez-se através de amostragens efectuadas 5 dias antes do tratamento e decorridos 4. 7, 14, 21, 28 e 35 após a sua realização. A acrinatrina foi sempre muito tóxica. A fenazaquina revelou-se muito tóxica a moderadamente tóxica, passando a inofensiva 21 dias após o tratamento. O fenepiroximato apresentou resultados muito variáveis, oscilou entre pouco tóxico a muito tóxico. A espirodiclofena revelou-se muito tóxica a moderadamente tóxica. A abamectina começou por ser moderadamente tóxica passando posteriormente a pouco tóxica e mesmo a inofensiva. No controlo da praga T. urticae, a abamectina revelou menor eficácia. A acrinatrina e fenazaquina apresentaram eficácias próximas, sendo a primeira ligeiramente mais eficaz. A espirodiclofena e o fenepiroximato foram respectivamente os mais eficazes.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24322TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2098
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24322 (2).pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.