Título: Ensaios de técnicas experimentais de germinação de sementes para a conservação ex situ de plantas aromáticas e medicinais
Autor: Sousa, Tânia Floripes da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Conservação
Germinação
Coriandrum
Origanum
Mentha
Thymus
Data: 2003
Citação: SOUSA, Tânia Floripes da Costa (2003) - Ensaios de técnicas experimentais de germinação de sementes para a conservação ex situ de plantas aromáticas e medicinais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Neste trabalho, pretendeu-se realçar a importância da conservação dos recursos genéticos e os dois tipos de conservação, in situ e ex situ, dando-se particular importância à conservação ex situ. Também se referem duas das mais importantes etapas da conservação de germoplasma ex situ, como a limpeza e colheita de sementes. Estas etapas também se revelam bastante importantes na germinação, uma vez que neste caso as sementes apresentam reduzidas dimensões. As espécies estudadas são ecótipos regionais da Beira Interior pertencentes aos géneros Coriandrum, Origanum, Mentha e Thymus. As sementes foram ensaiadas em laboratório com o objectivo de avaliar a sua capacidade germinativa, no ano da colheita e após conservação e consequentemente qual o melhor período de germinação, em ensaios que decorreram em 2002 e 2003. Foi também efectuado uma sementeira em viveiro, podendo comparar os resultados com os obtidos em laboratório. Para a espécie Coriandrum sativum, foi feita também a sua caracterização morfológica. Dos resultados obtidos verificou-se boas percentagens de germinação para a Mentha pulegium, Origanum vulgare e Coriandrum sativum, em contrapartida não se verificou germinação para o Thymus pulegioides e Mentha cervina.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24227TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2096
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24227 (2).pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.