Ensaios de técnicas experimentais de germinação de sementes para a conservação ex situ de plantas aromáticas e medicinais

Data

2003

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Neste trabalho, pretendeu-se realçar a importância da conservação dos recursos genéticos e os dois tipos de conservação, in situ e ex situ, dando-se particular importância à conservação ex situ. Também se referem duas das mais importantes etapas da conservação de germoplasma ex situ, como a limpeza e colheita de sementes. Estas etapas também se revelam bastante importantes na germinação, uma vez que neste caso as sementes apresentam reduzidas dimensões. As espécies estudadas são ecótipos regionais da Beira Interior pertencentes aos géneros Coriandrum, Origanum, Mentha e Thymus. As sementes foram ensaiadas em laboratório com o objectivo de avaliar a sua capacidade germinativa, no ano da colheita e após conservação e consequentemente qual o melhor período de germinação, em ensaios que decorreram em 2002 e 2003. Foi também efectuado uma sementeira em viveiro, podendo comparar os resultados com os obtidos em laboratório. Para a espécie Coriandrum sativum, foi feita também a sua caracterização morfológica. Dos resultados obtidos verificou-se boas percentagens de germinação para a Mentha pulegium, Origanum vulgare e Coriandrum sativum, em contrapartida não se verificou germinação para o Thymus pulegioides e Mentha cervina.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24227TFCPAG.

Palavras-chave

Conservação , Germinação , Coriandrum , Origanum , Mentha , Thymus

Citação

SOUSA, Tânia Floripes da Costa (2003) - Ensaios de técnicas experimentais de germinação de sementes para a conservação ex situ de plantas aromáticas e medicinais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.