Detecção de Ephestia elutella e Lasioderma serricorne em centros de cura do tabaco
Ficheiros
Data
2003
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Os aspectos principais relativos à morfologia, bioecologia e feromonas sexuais de Ephestia elutella (Lepidoptera: Pyralidae) e Lasioderma serricorne (Coleoptera: Anobiidae) são discutidos.
Entre Junho e Outubro de 2002, foi realizado um estudo sobre a ocorrência de infestações de E. elutelia e L. serricorne em tabaco curado e armazenado em seis centros de cura na região de Idanha-a-Nova. Utilizaram-se armadilhas adesivas com feromona sexual para a detecção e monitorização de ambas as espécies. Os resultados revelaram densidades relativas baixas de E. elutella em todos os locais estudados, excepção feita ao centro de cura de Ribeiro do Freixo onde se atingiu o nível económico de ataque estipulado pela empresa de transformação. A espécie L. serricorne só foi detectada no centro de cura de Ribeiro do Freixo com densidade relativa muito baixa.
Este estudo revela a importância da aplicação de armadilhas sexuais na protecção do tabaco armazenado nos centros de cura dos produtores para prevenir a disseminação das pragas para a fábrica de processamento.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24379TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24379TFCPAG.
Palavras-chave
Ephestia elutella , Lasioderma serricorne , Armadilha sexual , Centros de cura de tabaco , Tabaco Virgínia
Citação
SEQUEIRA, José Paulo Faria Tavares (2003) - Detecção de Ephestia elutella e Lasioderma serricorne em centos de cura de tabaco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.