Efeito da desfoliação na determinação do período de quebra da endodormência nos gomos reprodutivos da oliveira
Ficheiros
Data
2003
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Estacas de três nós, dos ramos dos crescimentos do ano de 2001, de árvores com poucos frutos, foram preparadas semanalmente desde 16 de Outubro de 2001 até 12 de Março de 2002 e forçadas em câmaras de crescimento a 20°C, 95% de HR e 12 horas de luz, durante três semanas, na presença e na ausência de folhas.
Os resultados obtidos mostraram que o abrolhamento é afectado pela desfoliação. No Outono, o abrolhamento vegetativo é estimulado pela desfoliação. No Inverno, a desfoliação atrasa o abrolhamento reprodutivo até à completa satisfação das necessidades em frio Invernal. O período de quebra da dormência pode ser identificado entre a primeira metade de Janeiro e a segunda metade de Fevereiro, coincidindo com o período que vai desde o aparecimento das inflorescências nas estacas forçadas com folhas até ao momento em que todo o abrolhamento é reprodutivo (com ou sem folhas).
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24184TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24184TFCPAG.
Palavras-chave
Olea europaea , Quebra da dormência , Desfoliação , Abrolhamento
Citação
SILVA, Maria de Fátima Reis Caria da (2003) - Efeito da desfolhação na determinação do período de quebra da endodormência nos gomos reprodutivos da oliveira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.