Título: Propagação vegetativa de espécies com interesse ornamental para o concelho da Covilhã : Ilex aquifolium L. e Juniperus communis L. ssp. alpina
Autor: Sardinha, Natália da Conceição Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Francisco Manuel Riscado dos
Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Ilex aquifolim L.
Juniperus communis L. ssp. alpina
Propagação
Data: 2003
Citação: SARDINHA, Natália da Conceição Lopes (2003) - Propagação vegetativa de espécies com interesse ornamental para o concelho da Covilhã : Ilex aquifolium L. e Juniperus communis L. spp. alpina. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Os espaços verdes públicos da Covilhã devem estar em harmonia com a paisagem envolvente, a Serra da Estrela formando um continum naturale, não esquecendo o uso social destes espaços e valorizando as plantas autóctones ou plantas da região. O Ilex aquifolim L. e o Juniperus communis L. ssp. alpina são espécies espontâneas da Serra da Estrela que podem ter aplicação em jardinagem, o zimbro como cobertura de solo e taludes e o azevinho aplicado em parques ou jardins com outras árvores e arbustos ou isolado. A propagação vegetativa utilizando ou não indutor de enraizamento, na época de Verão-Outono, não está devidamente fundamentada para estas espécies, principalmente para o caso do Juniperus communis L. ssp. alpina. Assim a realização de um ensaio de enraizamento mostrou-se viável para as duas espécies, sendo que, no Ilex aquifolim L. se obteve melhores resultados com IBA a 1% e para o Juniperus communis L. ssp. alpina sem IBA.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24173TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2073
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24173 (2).pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.