Título: Quantificação e caracterização de lamas de depuração urbanas, estrumes e chorumes de origem bovina em Portugal Continental
Autor: Branco, Sérgio Nuno de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Palavras-chave: Chorume
Estrume
Inquérito
Lamas de depuração urbanas
Poluição
Data: 2002
Citação: BRANCO, Sérgio Nuno de Matos (2002) - Quantificação e caracterização de lamas de depuração urbanas, estrumes e chorumes de origem bovina em Portugal Continental. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.
Resumo: Conscientes dos potenciais danos ambientais provocados por um uso indiscriminado, ou não controlado, de lamas urbanas de depuração, e de estrume e chorume de origem bovina em solos agrícolas, enviou-se um inquérito à totalidade dos concelhos de Portugal Continental, às entidades gestoras de tratamento de águas residuais, às Direcções Regionais do Ambiente e do Ordenamento e às Direcções Regionais de Agricultura. Este trabalho teve como objectivo principal a caracterização e quantificação da produção e destino final de lamas de depuração urbanas, chorume e estrume de origem bovina em Portugal Continental. A taxa de resposta obtida aos inquéritos enviados foi na ordem dos 37%. Este facto impossibilitou-nos de traçar uma perspectiva global da gestão destes resíduos. Dos inquéritos recebidos e analisados, verificámos que na generalidade dos casos não é fornecida a informação analítica sobre a qualidade das lamas de depuração urbanas, do chorume e do estrume. Podemos referir como conclusão geral que até ao presente a gestão das lamas de depuração urbanas, o chorume e o estrume, quer quanto ao tratamento, quer quanto ao destino final tem estado dependente mais da sensibilidade das instituições gestoras do que do estrito cumprimento da legislação em vigor.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23514TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2060
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23514 (2).pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.