Título: Implementação da técnica de confusão sexual como meio de controlo da traça da uva (Lobesia botrana Den & Schiff) numa vinha da Região Demarcada da Bairrada
Autor: Alves, Susana Isabel Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, António Francisco M M.
Coutinho, José Pereira Ribeiro
Palavras-chave: Lobesia botrana
Confusão sexual
Luta química aconselhada
Data: 2001
Citação: ALVES, Susana Isabel Ferreira (2001) - Implementação da técnica de confusão sexual como meio de controlo da traça da uva (Lobesia botrana Deen & Achiff) numa vinha da Região Demarcada da Bairrada. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.
Resumo: A implementação da técnica da confusão sexual como meio de combate da traça-da-uva numa vinha da Região Demarcada da Bairrada surge como um meio de luta alternativo à luta química tradicional. Sendo a Lobesia botrana considerada uma praga chave na Região, a sua presença tem vindo a desencadear um aumento significativo do número de tratamentos fitossanitários realizados, com vista, não só, ao combate da traça-da-uva, mas também dos efeitos indirectos deste inimigo, em particular no desenvolvimento da podridão cinzenta. Aquele aumento tem efeitos a nível ambiental quer a nível do ecossistema, quer a nível do produto final, e acarreta a necessidade de se implementarem meios de luta ecologicamente menos agressivos. Esta técnica é largamente utilizada na Europa como meio de combate da traça-da-uva (Lobesia botrana Den & Schiff). Em relação à luta química tradicional, esta técnica exige um maior acompanhamento da vinha, melhor conhecimento das castas e de todo o meio envolvente, evidenciando vantagens em termos económicos e ambientais. Os resultados obtidos surgem como uma primeira abordagem à utilização da técnica da confusão sexual, como alternativa à luta química, e demonstram o quanto se apresentam interessante para a Região.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19910TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2045
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22688 (2).pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.