Desenvolvimento agrícola e rural no concelho de Vale de Cambra : análise das medidas de acompanhamento
Ficheiros
Data
2001
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho, retrata as várias medidas de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola e Rural que neste momento vigoram em Portugal, e analisa em particular aquelas que são aplicáveis ao concelho de Vale de Cambra.
Neste sentido, aborda-se a problemática associada ao sector agrícola do concelho, e faz-se uma análise das medidas anteriormente aplicadas, como ponto de partida para a reflexão sobre as medidas actuais.
Com o objectivo de avaliar o nível de satisfação dos agricultores do concelho relativo às ajudas ao rendimento a que se candidatam, foram efectuadas entrevistas levadas a cabo na União de Cooperativas Agrícolas do Noroeste Português (UNIAGRI).
Os dados recolhidos foram utilizados para proceder a um conjunto de ilações, em que se tenta salientar as principais dificuldades e motivações dos sócios e clientes da respectiva União de Cooperativas, relativamente ao modo como se processa o sistema de ajudas.
De uma forma genérica, surge-nos a ideia de que os agricultores se encontram satisfeitos com o actual sistema de ajudas. Neste, o produtor assume cada vez mais, um papel activo não se limitando apenas, a uma função meramente produtiva assumindo, portanto, uma postura conducente à maximização do recurso às ajudas disponíveis.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22247TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22247TFCPAG.
Palavras-chave
Desenvolvimento agrícola , Desenvolvimento rural , Medidas de apoio , Quadro Comunitário de Apoio III
Citação
TAVARES, Sónia Maria Nogueira (2001) - Desenvolvimento agrícola e rural no concelho de Vale de Cambra : análise das medidas de acompanhamento. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.