Evolução da maturação das cultivares de cerejeira B. Burlat, B. Windsor e De Saco na zona de Montes da Senhora (Proença-a-Nova) : determinação da data óptima de colheita

Data

2001

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

A zona de Montes da Senhora apresenta, devido a um microclima favorável, condições óptimas para o desenvolvimento da espécie Prunus avium. Contudo, por ser considerada uma cultura tradicional muitas vezes associada a um sistema de policultura, e apesar de um acréscimo da área de plantação nos últimos anos, verificamos que o potencial da zona não é aproveitado ao máximo. O presente trabalho, baseia-se num estudo sobre a evolução da maturação de três cultivares mais representativas da região e que abarcam toda a época de produção, afim de determinar a data óptima de colheita de cada uma delas, em função do estado de maturação. Foram, por isso, avaliados os parâmetros físico-químicos que mais directamente condicionam a qualidade deste fruto como, a cor, o peso, o calibre, a dureza, o índice refráctométrico, a acidez e o pH de cada fruto, individualmente, de uma amostra inicial de 2 Kg. Apresentamos os resultados das principais características físico-químicas em cada estado de coloração, para as três variedades e a sua relação com o estado de maturação, baseado na tabela do CTIFL / ARCOFEL. Foram ainda comparados os valores obtidos, na presente campanha, para as variedades ‘B. Burlat’ e ‘De Saco’ com valores registados em vários anos, em pomares da Cova da Beira.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22889TFCPAG.

Palavras-chave

Montes da Senhora , Prunus avium , Maturação , Colheita

Citação

ALVES, Cláudia de Fátima Pereira (2001) - Evolução da maturação das cultivares de cerejeira B. Burlat, B. Windsor e De Saco na zona de Montes da Senhora (Proença-a-Nova) : determinação da data óptima de colheita. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.