Título: Evolução da maturação das cultivares de cerejeira B. Burlat, B. Windsor e De Saco na zona de Montes da Senhora (Proença-a-Nova) : determinação da data óptima de colheita
Autor: Alves, Cláudia de Fátima Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Catarino, João Paulo Marçal Lopes
Palavras-chave: Montes da Senhora
Prunus avium
Maturação
Colheita
Data: 2001
Citação: ALVES, Cláudia de Fátima Pereira (2001) - Evolução da maturação das cultivares de cerejeira B. Burlat, B. Windsor e De Saco na zona de Montes da Senhora (Proença-a-Nova) : determinação da data óptima de colheita. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.
Resumo: A zona de Montes da Senhora apresenta, devido a um microclima favorável, condições óptimas para o desenvolvimento da espécie Prunus avium. Contudo, por ser considerada uma cultura tradicional muitas vezes associada a um sistema de policultura, e apesar de um acréscimo da área de plantação nos últimos anos, verificamos que o potencial da zona não é aproveitado ao máximo. O presente trabalho, baseia-se num estudo sobre a evolução da maturação de três cultivares mais representativas da região e que abarcam toda a época de produção, afim de determinar a data óptima de colheita de cada uma delas, em função do estado de maturação. Foram, por isso, avaliados os parâmetros físico-químicos que mais directamente condicionam a qualidade deste fruto como, a cor, o peso, o calibre, a dureza, o índice refráctométrico, a acidez e o pH de cada fruto, individualmente, de uma amostra inicial de 2 Kg. Apresentamos os resultados das principais características físico-químicas em cada estado de coloração, para as três variedades e a sua relação com o estado de maturação, baseado na tabela do CTIFL / ARCOFEL. Foram ainda comparados os valores obtidos, na presente campanha, para as variedades ‘B. Burlat’ e ‘De Saco’ com valores registados em vários anos, em pomares da Cova da Beira.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22889TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2023
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22889 (2).pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.