Caracterização ampelográfica de algumas castas nacionais
Ficheiros
Data
2000
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Neste trabalho faz-se uma caracterização morfológica e ampelométrica de um total de 60 castas (30 castas de pequena expressão, 25 das mais utilizadas no Pak e 5 comuns a Países da União Europeia).
O estudo foi efectuado a partir da Colecção Ampelográfica Nacional, propriedade da Estação Vitivinícola Nacional (Instituto Nacional de Investigação Agrária, Dois Portos).
Para um melhor enquadramento do trabalho faz-se uma abordagem retrospectiva da evolução dos métodos ampelográficos utilizados até à actualidade. A metodologia utilizada segue os critérios definidos pela GENRES 081-1999 (baseados no “Code des caracteres descritif des varietes et espécies de Vitis”), sendo efectuadas 33 descrições morfológicas e características ampelométricas para as castas com Pequena Expressão e 69 para as Castas Principais e Comuns aos Países da União Europeia. A análise dos resultados obtidos é feita com recurso a métodos de taxonomia numérica.
Conclui-se que as relações verificadas com base na caracterização ampelométrica e morfológica com a aplicação das técnicas de taxonomia numérica são idênticas às encontradas por alguns autores utilizando microssatélites.
Os descritores primários utilizados pela GENRES 081 não são os mais indicados para a separação de castas.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21348TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21348TFCPAG.
Palavras-chave
Caracterização ampelográfica , Colecção Ampelográfica Nacional , GENRES 0-81
Citação
CUNHA, Jorge Manuel Martins (2000) - Caracterização ampelográfica de algumas castas nacionais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.